Vigilância Epidemiológica confirma morte de batistense por H1N1, em junho
Além dessa morte, um novo caso de H1N1 foi confirmado também no município em outro paciente oncológico
A Secretaria Municipal de Saúde confirma o registro de dois casos de vírus H1N1 em São João Batista.
Um deles um homem de 45 anos morreu em junho, que já apresentava quadro debilitado devido a tratamento contra o câncer.
O segundo paciente que apresentou os sintomas do vírus também faz tratamento oncológico.
Os dados foram divulgados na segunda-feira, 8, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC).
O boletim também atualizou os números em todo o Estado, onde, até o momento, foram confirmados 199 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza A e B em 2019, com 19 óbitos.
De acordo com o levantamento, o número está dentro do esperado para a época do ano. Apesar da circulação do vírus Influenza se intensificar durante o inverno, ele circula todos os meses do ano.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde conclama a população a reforçar as medidas de prevenção. Em especial, lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, além de praticar a higiene respiratória.
Também é recomendado manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, limpos com álcool, assim como não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.
O serviço de Saúde mais próximo à residência deve ser procurado aos primeiros sinais e sintomas de gripe para tratamento adequado. A recomendação vale sobretudo para crianças, gestantes, idosos e doentes crônicos, que têm maior probabilidade de apresentar complicações quando infectados pelo vírus.