Sob desconfiança, candidatura de Zirke superou desempenho de Matias Kohler em 2016
O prefeito eleito de Guabiruba, Valmir Zirke (PP), venceu o ex-prefeito Orides Kormann (MDB) por uma margem superior a mil votos de diferença. O número impressionou para os padrões guabirubenses, que costuma ter eleições mais apertadas “entre o 15 e o 11”, como os próprios moradores costumam falar, referindo-se aos números dos partidos. A margem […]
O prefeito eleito de Guabiruba, Valmir Zirke (PP), venceu o ex-prefeito Orides Kormann (MDB) por uma margem superior a mil votos de diferença.
O número impressionou para os padrões guabirubenses, que costuma ter eleições mais apertadas “entre o 15 e o 11”, como os próprios moradores costumam falar, referindo-se aos números dos partidos.
A margem surpreendeu, também, pois ainda não havia um indicativo claro do capital político de Zirke, em comparação ao atual prefeito Matias Kohler. Nas urnas, provou-se suficiente.
Para se ter uma ideia, a distância de Kohler para Orides no pleito de 2016 foi de menos de 700 votos.
Além disso, havia uma expectativa de que Zirke não estivesse tão bem posicionado no crivo do eleitor, tendo em vista que registrou uma pesquisa de intenção de voto, mas optou por não divulgar publicamente os resultados.