Sob gritos de “assassino”, motorista que causou acidente na BR-470 vai para o presídio
Evanio Wylyan Prestini teve a prisão preventiva decretada na audiência de custódia deste domingo
Evanio Wylyan Prestini teve a prisão preventiva decretada na audiência de custódia deste domingo
Sob gritos de “assassino”, Evanio Wylyan Prestini, 31 anos, motorista que causou um acidente com duas mortes na BR-470, foi levado no início da tarde deste domingo para o Presídio Regional de Blumenau. Prestini teve a prisão preventiva decretada durante a audiência de custódia, no Fórum.
A audiência estava prevista para 15h, mas foi antecipada para 11h para evitar tumultos. Um forte esquema de segurança foi montado em frente ao Fórum. A porta por onde o homem saiu foi isolada e um carro do Departamento de Administração Prisional (Deap) encostou bem diante dela. Mal foi possível ver Prestini.
Familiares e amigos das vítimas preparavam um protesto para 14h, mas assim que souberam da antecipação da audiência, noticiada com exclusividade pela repórter Danubia de Souza, de O Município Blumenau, foram direto para o Fórum.
“A gente quer que os responsáveis por esse acidente paguem e sejam punidos. Tanto a PPR quanto o Evanio. Ele foi o maior responsável por tudo isso, a gente não vai deixar que esse caso seja arquivado. É por elas, pelas famílias delas”, disse Gabriela Zwang, uma das organizadoras da manifestação.
O acidente
Por volta das 6h de sábado, 23, Evanio Wylyan Prestini dirigia um Jaguar que bateu de frente contra um Palio onde estavam cinco jovens. Duas delas morreram: Suelen Hedler da Silveira, 21, e Amanda Grabner, 18. Outras duas mulheres também se feriram com gravidade e estão internadas.
Prestini havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir e foi filmado dirigindo em zigue-zague minutos antes da batida. Um chamado foi feito à Polícia Rodoviária Federal de Blumenau avisando sobre o perigo que o Jaguar representava. Porém, o veículo não foi abordado.
A PRF disse que vai investigar a conduta dos agentes que estavam de plantão no posto.
Contraponto
Os advogados de Evanio Wylyan Prestini que compareceram à audiência de custódia não quiseram falar com a imprensa. Eles saíram pelo cordão de isolamento, entraram no carro e deixaram o Fórum de Blumenau. Os defensores ainda podem recorrer da decisão que converteu a prisão dele em preventiva.
Em um vídeo que circula pelas redes sociais, gravado logo após o acidente, Evanio afirma dormiu ao volante.