X
X

Buscar

Sócia de empresa do Alto Vale terá que indenizar ex-funcionária após xingá-la de “macaca”

Autora da ação relatou que a ofensa ocorreu mais de uma vez; situação teria sido tão perturbadora que levou a pedido de demissão

A 1ª Vara do Trabalho de Rio do Sul determinou que uma ex-funcionária de uma confecção seja indenizada em R$ 14 mil por danos morais após ter sido chamada de “macaca” pela sócia da empresa.

Na sentença, o juiz Oscar Krost enfatizou que o racismo não se limita a ofensas ligadas a aspectos físicos, em resposta ao argumento da defesa que questionou se a vítima era realmente negra.

O caso ocorreu em Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí. Ao procurar a Justiça do Trabalho, a autora relatou que a ofensa ocorreu mais de uma vez. No segundo episódio, a situação teria sido tão perturbadora que a levou a registrar um boletim de ocorrência e, posteriormente, pedir demissão.

A empresa negou as acusações, argumentando que a ex-funcionária não era negra. A defesa trouxe até mesmo uma cópia do documento pessoal da trabalhadora para contestar o seu enquadramento racial. Contudo, o juiz afirmou que não cabe à reclamada definir a identidade étnica da autora.

Racismo

Ao fundamentar a sentença, o magistrado explicou que o racismo não se limita a aspectos relativos à aparência da vítima. “Racismo se materializa em quaisquer manifestações de discriminação, ódio e desrespeito pautadas em características culturais, regionais, fenotípicas ou étnicas, por exemplo. Ocorre no trato social, de modo informal e em absoluto desapego à racionalidade”, frisou.

O juiz complementou a decisão mencionando um precedente do Supremo Tribunal Federal que reforça a visão ampla e inclusiva do conceito de racismo.

“Racismo é repudiado pela Constituição Brasileira e é considerado um crime imprescritível e inafiançável”, destacou o magistrado. Ele acrescentou que, no entanto, dada à trajetória histórica do país, “ainda é fundamental continuar estudando, debatendo e problematizando o tema”.

A empresa recorreu da decisão para o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC).

Leia também:
1. Minimercado é aberto dentro de condomínio do programa Minha Casa Minha Vida em Brusque
2. Projeto de lei institui Semana Farroupilha no calendário oficial de Brusque
3. Conheça rede de apoio para mães que necessitam da doação de leite materno em Brusque
4. Unifebe assume gestão temporária do Centro de Inovação de Brusque
5. Aeroporto de Florianópolis volta operar normalmente


Assista agora mesmo!

Icônica danceteria 1020 traz histórias de diversão e fuga de namorados em Brusque: