Sociedade São Paulo: conheça o clube que faz parte da história do bairro Azambuja, em Brusque

Estabelecimento completou 66 anos em maio deste ano

Sociedade São Paulo: conheça o clube que faz parte da história do bairro Azambuja, em Brusque

Estabelecimento completou 66 anos em maio deste ano

A Sociedade São Paulo, localizada no bairro Azambuja, completaou 66 anos neste ano. Fundada no dia 5 de maio de 1957 por Bruno Becker, João Vanolli, Geraldo Zen, Silvio Ambrosio, Ziza entre outros, o estabelecimento é um dos mais antigos e conhecidos na cidade.

Sempre buscando unir a comunidade do bairro, a sociedade hoje conta com um amplo espaço para práticas esportivas e físicas. Atualmente, é possível ver no espaço uma quadra de futsal, mesas de sinuca, duas canchas de bocha (uma de carpete), além de mesas para baralho, dominó e um bar completo.

Primeiro bar que funcionava no local da sede atual por volta de 1960 – Reprodução

Bocha

A sociedade é conhecida também por participar de diversos campeonatos de bocha nos naipes masculinos e femininos. Com muitos troféus na prateleira, a história pode até ter se perdido, mas nunca foi esquecida.

No local existem duas canchas, uma de areia e outra de carpete, essa segunda utilizada geralmente em campeonatos profissionais e partidas especiais, já que a bola é totalmente diferente.

Cancha de areia:

Otávio Timm/O Município

Cancha de carpete:

Otávio Timm/O Município

O atual vice-presidente, que já foi presidente diversas vezes, Valberto Dell Antonia, de 60 anos, conversou com a reportagem do jornal O Município e contou que os personagens importantes da sociedade estão emoldurados na parede.

“Temos em uma parede fotos de todos os ex-presidentes que já passaram por aqui. A sociedade mudou muito através dos anos, sempre buscando se atualizar. Sempre buscamos melhorar e participar das competições para dar continuidade aos esportes”, conta.

Otávio Timm/O Município

José Maurício, conhecido como Ziza, 78, ajudou a fundar a sociedade e também já foi presidente algumas vezes. Em relato, conta que uma das coisas mais importantes para a sociedade ter sobrevivido é a organização do espaço.

“Estamos construindo um novo salão no piso superior e também estão sendo feitas reformas na estrutura atual. Quem nos visita percebe que é um local organizado”.

Ziza e Valberto – Otávio Timm/O Município

Atividades e grupos

A sociedade participa do programa Academia da Saúde organizado pela Prefeitura de Brusque, e cede o espaço para os moradores do bairro. Com dias e horários específicos, diversos grupos se unem para realizar atividades.

Nas terças-feiras, é realizado treinamento funcional para adultos, assim como exercícios aeróbicos, resistidos e de alongamento para idosos. Já nas quintas feiras, além dessas atividades, também são realizadas atividades do grupo de coluna.

Todas as atividades acontecem na quadra de futsal da sociedade. Já nas tardes de segunda-feira acontece o “Clube das mães” e nas de terça-feira o “Clube dos idosos”.

Otávio Timm/O Município

Bar

O bar atualmente é comandado por um ecônomo e começa sua operação às 17h. Segundo Valberto, dependendo do dia também é possível comprar churrasco no local.

Otávio Timm/O Município

“Para quem não pratica esportes é possível jogar um baralho ou um dominó, sempre tem algo para fazer. Convidamos toda a comunidade para conhecer e fazer a cada dia uma sociedade melhor. Há atrações para todos os gostos”, conclui Ziza.

Otávio Timm/O Município

– Assista agora:
Maionese fit: como fazer receita deliciosa com abacate, sem sabor de abacate

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo