Solenidade empossa nova diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque
Miriam Evangelista Ribeiro é reconduzida ao cargo de presidente na gestão até 2024
Na tarde desta segunda-feira, 30, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque realizou solenidade de posse para a diretoria da gestão 2023/2024. A presidente Miriam Evangelista Ribeiro, que foi empossada em 2019, foi reeleita em 2022 e segue no cargo por mais dois anos.
“É um evento especial para nós. Estou assumindo pela terceira vez a Rede Feminina, pois ainda não cumpri com o meu dever. temos metas e sonhos para cumprir, mas se Deus quiser dará tudo certo. Dever cumprido, acho que nunca vamos conseguir, pois sempre temos algo novo para buscar”, conta Miriam.
Conforme ela, os últimos quatro anos à frente da entidade, a pandemia marcou a diretoria, mas foi possível realizar muitas ações, além de aumentar o atendimento. “É importante que a gente dê continuidade a esse trabalho, com essa nova diretoria vindo para ajudar, com vontade de trabalhar. Temos o sonho de termos a nova sede, e vamos conseguir nestes próximos dois anos”, conta.
O evento foi realizado na sede da entidade no Jardim Maluche e reuniu diversas autoridades. Na mesa principal estavam o pastor Edélcio Tônio Tetzner
Rose, da Paróquia Bom Pastor da Igreja de Confissão Luterana em Brusque; a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz; o coordenador de Programação Pactuada Integrada de Guabiruba, Ednilson Alfarth, representado a Prefeitura; a presidente estadual da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (RFECC), Maria Círia Zunino; o secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, que representou o prefeito; e a presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), Rita Conti.
A presidente estadual da RFECC salienta que a Rede é uma referência de cada município. No estado, a Rede Feminina existe há 60 anos e está em 76 municípios, com mais entidades em dez cidades a serem fundadas.
“É um trabalho que tem credibilidade e transparência. Estamos aqui festejando e fazendo uma posse. Mas o mais importante a comunidade precisa saber, é o acolhimento, é o aconchego, é o abraço, é a oportunidade de fazer essa mulher se sentir com autoestima quando ela fica tocada pelo câncer”, comenta.
“A Miriam tem um perfil bastante interessante como gestora e presidente. Ela entende de saúde, isso como formação, e isso faz toda a diferença dentro de uma área como a Rede Feminina. Parabenizo a Miriam, tenho certeza que ela vai adiante de repente pode ser uma futura presidente estadual também. Ela é uma pessoa maravilhosa, que mostra a Brusque todos os munícipes o trabalho que a Rede faz”, completa.
Recursos
O secretário de Saúde de Brusque enaltece o trabalho da Rede Feminina. Para ele, as ações contam com um selo de qualidade que certifica a entidade.
“É uma grife da nossa cidade. São pessoas sérias e comprometidas, em especial hoje na recondução da Miriam, que tem se mostrado ao longo desses anos uma grande e incansável trabalhadora em prol da causa feminina, principalmente no combate ao câncer de mama e de útero”, diz.
Osvaldo adianta que a pasta estuda uma parceria para fomentar algumas atividades da Rede Feminina. Ele justifica que o trabalho da entidade alivia as emendas do SUS. “Não sabemos como isso se dará, se será através de projeto de lei ou convênio. Mas a nossa ideia é que neste ano a Secretaria de Saúde tenha uma participação maior de ajuda financeira a Rede Feminina”, adianta.
Diretoria empossada
Presidente: Miriam Evangelista Ribeiro
Vice-presidente: Maria Gevaerd
Secretária: Eulalia Walendowsky
Segunda-Secretária: Lúcia Oliveira
Tesoureira: Sonia Araújo
Segunda-Tesoureira: Sonia Zucco
– Assista agora:
Quais os efeitos do peso excessivo da mochila? Fisioterapeuta traz explicações sobre o problema