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Soluções para trevo da rodovia Antônio Heil são discutidas desde 2008 e nunca passaram de promessas

Retirada do “pacote” de obras de duplicação, desistência e valores incompatíveis fazem parte do histórico da obra

Os pedidos por soluções para os problemas relacionados ao trevo da rodovia Antônio Heil (SC-486) com a BR-101, em Itajaí, são registrados desde 2008. Apesar de desapropriações serem realizadas no local, a construção do novo acesso nunca passou da fase de promessas.

A expectativa pela construção começa, de fato, nos primeiros meses de 2014. Desde aquele ano, três governadores passaram pelo Executivo estadual e a construção do novo trevo nunca foi executada. São eles: Raimundo Colombo (PSD), Eduardo Moreira (MDB) e Carlos Moisés (Republicanos).

Durante a atual gestão, de Jorginho Mello (PL), que dura pouco mais de um ano e meio, foi realizada a rescisão do contrato com a antiga empresa responsável pela obra e publicado o novo edital de licitação. No entanto, o processo foi suspenso duas vezes.

Atualmente, o edital segue suspenso. A interrupção ocorreu para realização de um reajuste no valor da obra. Na prática, foram acrescidos aproximadamente R$ 5 milhões em relação ao custo anterior. Ainda não há data para reabertura do edital.

A obra é uma demanda dos municípios de Brusque e Itajaí. O tráfego no local é intenso, principalmente em horários de pico. O trevo é o principal acesso entre Brusque e a área urbana de Itajaí. Quem vem no sentido Itajaí, também pode acessar a área rural do município. O trevo também liga Brusque à BR-101.

Trevo da rodovia Antônio Heil em abril de 2024. Foto: Thiago Facchini/Arquivo O Município

Os primeiros pedidos

Edições antigas do jornal O Município mostram que a primeira movimentação referente à obra registrada no jornal ocorreu em 14 de março de 2008. Naquela ocasião, um encontro que envolveu a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) tratou do assunto.

O presidente da entidade empresarial de Brusque na época, Aliomar Luciano dos Santos, e o então vice-presidente da Fiesc para Assuntos Estratégicos, Ingo Fischer, marcaram um encontro com a então senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Soluções para o trevo estavam em pauta.

Consta na edição de O Município em 14 de março de 2008 que o encontro aconteceria no dia 17 daquele mês, uma segunda-feira. “A associação vai reivindicar melhorias no trevo de acesso à rodovia Antônio Heil/Itajaí/BR-101”, consta em nota sobre o assunto no jornal.

As filas no trevo já eram constantes há 16 anos. No dia 9 de maio de 2008, uma foto, também publicada em O Município, mostrava o fluxo intenso de veículos para acessar a BR-101. Foi divulgado em reportagem que a duplicação da rodovia Antônio Heil começaria em 2009, o que não aconteceu.

O Município aborda trânsito no trevo em 2008. Foto: Rafael Voitina

Duplicação e trevo, obras conjuntas

Após este período, a duplicação da rodovia passou a ser o assunto que mais ganhou destaque. Dentro da obra de duplicação, foi incluída a construção do novo trevo da Antônio Heil. A duplicação estampou as páginas de O Município entre 2012 e 2013, já o trevo voltou a chamar atenção durante 2014.

Os detalhes sobre a construção foram divulgados em 3 de julho de 2014, após o então governador Raimundo Colombo autorizar a obra de duplicação. “A interseção da SC-486 com a BR-101 será o trecho mais complexo. No local será construído um trevo completo, permitindo a execução de todos os movimentos com segurança e conforto”.

Em 31 de julho de 2015, foi divulgado que a empresa que realizava a obra ainda não possuía licença para mexer no trevo. A situação persistiu. Em 2017, um pedido de alteração no projeto, prevendo a construção de um trevo ainda mais completo, gerou impasse entre órgãos responsáveis pela Antônio Heil e BR-101.

No mesmo ano, no dia 6 de abril, foi informado que a autorização para o início das obras deveria ser assinada dentro de 30 dias, o que não ocorreu. Foi somente em 5 de março de 2018 que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu o aval para o começo da obra.

A empresa foi definida em 7 de junho de 2018. No dia seguinte, o governo do estado autorizou as desapropriações e foi divulgado que o projeto do novo trevo ficaria pronto até outubro daquele ano.

Então governador Raimundo Colombo, em Itajaí, autoriza início da duplicação da rodovia Antônio Heil, incluindo construção de novo trevo, em 2014. Foto: Marcelo Reis/Arquivo O Município

Governo desiste do novo trevo

Em 2019, outro problema no horizonte: foi avaliada a possibilidade de rescisão do consórcio que executava a obra de duplicação da rodovia Antônio Heil. Porém, apesar da ideia, isso não aconteceu. A duplicação seria concluída, mas o trevo foi deixado de fora.

A retirada do trevo do “pacote” de obras da Antônio Heil, que incluía a duplicação da rodovia, ocorreu em razão de problemas relacionados à desapropriação e valores da obra. O custo da construção seria, mais tarde, o maior problema para tirar o novo trevo do papel.

O governo catarinense desistiu da execução da obra. A justificativa foi o entendimento de que o novo trevo deveria ser construído com recursos federais, e não do estado. Para compensar o transtorno que continuaria ali, seria implantada uma medida paliativa, que também nunca deixou de ser promessa.

Em 2021, passados um ano e meio da desistência da construção do novo trevo, a obra voltou ao radar do governo do estado. Em junho daquele ano, foram iniciadas as desapropriações. Em junho do ano seguinte, 2022, o então governador Carlos Moisés autorizou o início da obra.

Carlos Moisés, então governador, autoriza obra no trevo; da esquerda para direita: secretário Thiago Morastoni, ex-prefeito Ari Vequi, Moisés, ex-secretário Thiago Vieira e deputada Paulinha. Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

Empresa pede rescisão

O maior entrave recente relacionado ao novo trevo aconteceu em 31 de janeiro de 2023, quando a empresa responsável pela construção pediu a rescisão do contrato por entender que o valor era insuficiente. O custo da obra, naquela ocasião, era de R$ 35 milhões.

Em 7 de junho de 2023, o governador Jorginho Mello anunciou que a obra seria executada no valor de R$ 80 milhões, mais que o dobro do custo anterior. Os trabalhos, então, se voltaram a rescindir o contrato com a empresa para publicação de um novo edital de licitação.

A rescisão finalmente aconteceu em fevereiro de 2024. O novo edital foi publicado no dia 4 de março. Entretanto, duas interrupções atrasaram o processo de licitação. A primeira suspensão aconteceu em abril, após pedidos de impugnação de empresas licitantes. O segundo, em julho, desta vez para reanálise orçamentária.

O custo da obra, conforme consta no novo edital, ficou abaixo do valor projetado por Jorginho Mello. A obra seria executada por R$ 56 milhões, mas o valor deve subir para R$ 61 milhões após reajuste. O novo valor está, atualmente, aguardando análise do Grupo Gestor de Governo (GGG) para prosseguimento do processo.

Linha do tempo

14 de março de 2008: Acibr marca encontro com senadora para reivindicar soluções para o trevo

9 de maio de 2008: foto publicada em O Município mostra trânsito no trevo já naquele ano

3 de julho de 2014: autorizada obra de duplicação da Antônio Heil, com construção de novo trevo prevista

31 de julho de 2015: divulgado que empresa responsável por duplicação não possuía licença para mexer no trevo

3 de março de 2017: projeto é alterado e obra passa a ser considerada “trevo completo”; impasse entre concessionária, ANTT e Deinfra é gerado

6 de abril de 2017: divulgado que autorização para início da obra seria assinada em maio

5 de março de 2018: ANTT autoriza obra do novo trevo, após dez meses da data prevista

8 de junho de 2018: divulgado que projeto de engenharia ficaria pronto em outubro

28 de junho de 2019: governo de SC desiste de obra do trevo por entender que seria de responsabilidade do governo federal; medida paliativa é anunciada

16 de setembro de 2020: reportagem questiona governo de SC sobre medida paliativa prometida, que nunca passou de promessa

25 de fevereiro de 2021: construção de novo trevo volta ao radar do governo de SC, que define cronograma de trabalhos

9 de junho de 2021: iniciada desapropriações para obra do novo trevo

14 de janeiro de 2022: divulgado que obra deveria iniciar nas semanas seguintes

31 de janeiro de 2022: projeção muda e é divulgado que obra começaria após fim da temporada de verão

28 de abril de 2022: desapropriações chegam à parte final

9 de junho de 2022: projeto do novo trevo passa por ajustes por valores incompatíveis

14 de junho de 2022: governador da época, Carlos Moisés, autoriza obra do novo trevo

31 de janeiro de 2023: empresa pede rescisão do contrato por considerar valor insuficiente

7 de junho de 2023: governador Jorginho Mello anuncia obra do trevo no valor de R$ 80 milhões, mais que o dobro do anterior

18 de dezembro de 2023: anunciado que novo edital de licitação deveria ser publicado em janeiro

5 de fevereiro de 2024: governo de SC rescinde contrato com empresa que executaria obra

4 de março de 2024: edital de licitação para construção do novo trevo é publicado

14 de abril de 2024: edital de licitação para construção do novo trevo é suspenso após pedidos de impugnação

16 de maio de 2024: edital de licitação para construção do novo trevo é reaberto após suspensão

1º de julho de 2024: edital de licitação para construção do novo trevo é suspenso pela segunda vez


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