O ano de 2019 marca um momento especial para uma das mais tradicionais empresas de Brusque, a Staack Tinturaria, que completa 20 anos de sua fundação. Mas essa história começou há muito tempo atrás. Antes mesmo de 1967, Hugo Staack e seu Irmão, iniciavam uma jornada comprando grãos de arroz no sul e revendendo no Paraná. Passados os anos de 1967, abriram uma transportadora e quase uma década depois, em 1976, o engenho de arroz. Isso tudo só deu forças para em 1999, fundarem a Staack Tinturaria.

É impossível contar a história da empresa sem fazer referência a esta época. O engenho de arroz da família Staack ainda permanece vivo na memória de milhares de brusquenses. A partir da renda por ele gerada surgiram outras empresas da família, como a Aradefe, em 1990, e a construtora, constituída três anos depois. De todas elas, a tinturaria é a mais recente, mas não menos marcante.

A Staack Tinturaria foi constituída oficialmente em 29 de março de 1999, embora tenha iniciado as atividades alguns anos antes, como suporte à Aradefe. Da época do arroz, só restam lembranças.

Hoje, impressiona aqueles que caminham pelo  imenso parque fabril no bairro Limoeiro, onde são realizados diversos serviços, como preparação, tingimento, felpagem, compactação e ramagem. A Staack, referência no setor, proporciona cores a praticamente todos os artigos de malha, como algodão, poliéster, viscose, poliamida, modal e linho.A produção mensal é de 1,2 milhão de quilos, resultado obtido pelas mãos de 210 colaboradores, 36 máquinas de tingir e nove máquinas de acabamento: cinco ramas e quatro calandras.

Do beneficiamento do arroz ao parque fabril, que se estende por mais de 20 mil metros quadrados, foram anos de perseverança: foi preciso se manter firme frente às tempestades que assolam a economia nacional, e ganhar fôlego para garantir a inovação pela qual se destaca no concorrido mercado.

Do apoio à Aradefe à conquista de mercado

No ínicio, por volta de 1994, a tinturaria serviu ao propósito de apoiar as atividades da Aradefe. Na roda viva do setor têxtil, a primeira produzia malhas, e a Staack, então com 3 mil metros quadrados e quatro máquinas, fazia os serviços de tinturaria.

A Staack deixou de ser um braço da Aradefe em 1999, época da divisão dos negócios da família. Dois irmãos assumiram as áreas de construção civil e malharia, e a Aderbal Staack, o Deba, coube a direção da Staack Tinturaria, e do engenho de arroz da família, que dali a poucos anos seria desativado.

A medida em que foi aumentando a capacidade, iniciou-se a produção para terceiros. A tinturaria já era uma fonte de renda melhor do que o beneficiamento de arroz, que aos poucos foi deixado para trás. A Staack, então, passou a alçar voo solo, produzindo para diversas partes do país. O beneficiamento foi desativado completamente em meados de 2003 e 2004.

Ao longo desses anos, a empresa ampliou suas instalações e aumentou a produção gradativamente. O passo, porém, não pode ser maior do que a perna, e a qualidade é a regra número 1.

Focada nessa premissa, a empresa sempre procurou expandir sem comprometer seus rigorosos processos de controle de qualidade e produção diferenciada dos concorrentes.

Uma produção além do básico

A Staack Tinturaria tem clientes, atualmente, em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em alguns estados do Nordeste. Chegar neste patamar exigiu comprometimento.

Primeiramente, foi preciso qualificar a força de trabalho e formar boas equipes, o que levou tempo. Devido à escassez de mão de obra, funcionários do beneficiamento de arroz foram aproveitados na tinturaria e, sem instrução anterior, tiveram de aprender o ofício no dia a dia.

Uma ampliação no parque fabril foi feita em 2008, quando houve uma mudança de patamar: a Staack começou a atender o mercado de São Paulo, que exigia mais qualidade. Nesse contexto, a empresa sedimentou a ideia de que o foco deveria ser em uma produção mais baixa em volume, porém mais qualificada, gerando produtos com maior valor agregado.

Não é coincidência que hoje a maior parte dos clientes da empresa sejam confeccionistas, que estão no topo do nível de exigência de qualidade, produtos diferenciados e estrito cumprimento de prazos.

E assim, com o GPS apontando sempre o caminho da produção qualificada, é que a Staack Tinturaria projeta o seu futuro. Com a terceira geração da família assumindo a empresa, por meio dos irmãos Ricardo, Suzana e Germano Staack, o foco está voltado para inovação e modernização, para que o seu produto seja, dia após dia, reconhecido como o melhor do mercado.

Ao observar o engenho na década de 1970, Hugo Staack ainda não podia imaginar que a semente por ele plantada germinaria de forma tão resplandecente.

Telefone: (47) 3355-4000

Endereço: R. Itajaí, 100 – Limoeiro, Brusque – SC, 88352-501