O médico Marcos César Staak Júnior e o nutricionista Olegário João da Silva Filho uniram seus conhecimentos e atuam de forma inovadora em Brusque.
Com consultório na Clínica Nunna Lumière, no bairro Jardim Maluche, os dois profissionais dividem a sala e atendem os mesmos pacientes simultaneamente.
Esta proposta de atendimento interdisciplinar surgiu com o objetivo de complementar o trabalho um do outro e, consequentemente, conseguir resultados mais eficazes para os pacientes. Não é segredo para ninguém que uma alimentação equilibrada é a chave para uma vida saudável. Por isso, o trabalho do médico é complementado de forma importante pelo nutricionista.
“Os nossos trabalhos se complementam. A pessoa que segue um planejamento alimentar sem ter cuidados do ponto de vista metabólico, vai chegar um certo momento em que vai parar e não vai conseguir mais evoluir. Da mesma forma se eu faço só a minha parte, corrijo o que eu posso com medicamentos e a pessoa não segue um planejamento alimentar, também vai parar em determinado ponto”, destaca Marcos.
Pensando nisso, os profissionais decidiram trabalhar juntos e se dedicam a públicos bastantes variados. Com consultório também em Balneário Camboriú, eles atendem bebês, com o planejamento da introdução alimentar; atletas das mais diferentes modalidades; pessoas em tratamento de algum problema de saúde ou aquelas que simplesmente querem perder peso e ter hábitos mais saudáveis. “As pessoas acham que nosso trabalho é voltado apenas para atletas, mas não é. O nosso maior público são pessoas normais que querem apenas ter uma vida mais saudável”, afirma o médico.
Durante o atendimento, Marcos faz toda a parte médica, com avaliação e exame físico. Já Olegário acompanha todo o trabalho realizado pelo médico, e o complementa com avaliação nutricional, intestinal e programação alimentar do paciente.
Com este método, desde o início os pacientes conseguem perceber a diferença do atendimento em conjunto e a melhora na qualidade de vida que o trabalho realizado pelos dois profissionais proporciona.
Respeito à individualidade e rotina do paciente
O primeiro atendimento no consultório de Marcos e Olegário leva em média 1h30. Os dois profissionais fazem o levantamento de todo o histórico do paciente para poderem entender qual será a melhor forma de acompanhamento.
“Com base no exame físico que eu faço a gente já toma algumas condutas. Solicitamos também toda a parte de avaliação laboratorial para saber o que cada pessoa realmente precisa”, explica Marcos.
Já neste primeiro atendimento o paciente sai com cardápio estruturado por Olegário para suprir as suas necessidades. “Não é algo pronto. Montamos de acordo com os horários da pessoa, com o seu objetivo, com a sua rotina, de acordo com o que ela consegue fazer. Nossa principal função é entender a rotina do paciente, como é o dia a dia dele e não ele se adaptar ao que a gente quer”, destaca Olegário.
O respeito à rotina e a individualidade de cada paciente é um dos grandes diferenciais do trabalho realizado por Marcos e Olegário. “É claro que é um processo que vai exigir mudanças da pessoa, mas tentamos ao máximo possível diminuir os impactos disso”, diz o nutricionista.
É justamente essa adequação à rotina aliada ao trabalho em conjunto dos dois profissionais que traz resultados positivos e duradouros aos pacientes. “Tem cliente que volta aqui depois de seis meses de acompanhamento, ficou um mês sem seguir o planejamento e não andou pra trás. Hoje vemos muita loucura por aí, muita restrição, dieta maluca, a pessoa perde 10 quilos no primeiro mês, no segundo ela para e engorda 12 quilos. Com a gente não acontece isso”, ressalta Marcos.
Os profissionais fazem o acompanhamento do paciente por período, o que também é um diferencial. “Pedimos, no mínimo, um acompanhamento de três meses e nesse período ele vai nos visitar, pelo menos, a cada 20, 25 dias. Dentro desses três meses, fazemos de quatro a cinco consultas”, explica o médico.
Para os pacientes que necessitam de um acompanhamento mais de perto, as consultas são feitas em um intervalo ainda menor. “Antes trabalhávamos com consulta mensal e víamos que a pessoa voltava depois de quatro semanas e falava que até a semana anterior havia feito tudo certo, depois relaxou. Começamos a abreviar para não dar tempo da pessoa errar e isso fez nosso resultado ser melhor e a adesão das pessoas também”.
Marcos e Olegário atuam com o objetivo de conscientizar os pacientes sobre a importância de bons hábitos para garantir saúde e não apenas resultados estéticos. “A pessoa começa a comer mais, melhor e vê o resultado estético que é somente uma consequência da saúde. Isso é o mais importante para nós, tentamos fugir desse conceito de balança. O mais importante é o bem-estar dos nossos pacientes”, finaliza o médico.