Dirige ou não dirige?
Até 2013, somente quem dirigia veículo e tivesse comprometimento de função física tinha acesso ao benefício. Com a nova legislação, portadores de deficiências sensoriais e intelectuais também podem adquirir veículos desta forma, desde que nomeiem condutores responsáveis para dirigir por eles.
Isso ampliou o tamanho do público interessado em carros para PCD e as oportunidades oferecidas por empresas como a Peugeot Strasbourg.
Por onde começo?
O primeiro passo é buscar orientação. Na Peugeot Strasbourg, consultores especializados em carros para PCD apresentam um passo a passo e sugerem despachantes do ramo em Blumenau. Há quatro deles na cidade. O custo gira em torno de R$ 800.
Também é possível resolver a parte burocrática por conta própria. O primeiro passo é obter dois laudos, um estadual e outro federal, que devem ser levados a um médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se houver o reconhecimento da necessidade, o processo pode seguir.
Depois, é necessário atualizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a respectiva deficiência (no caso de condutor). Por fim, serão preenchidos formulários online junto às receitas Federal e Estadual.
Segundo Sérgio Roberto Guerner, supervisor de Vendas Corporativas da Peugeot Strasbourg, com o processo concluído, é possível fazer o pedido e receber o veículo em até 20 dias (dependendo do modelo e cor escolhidos).
Quais modelos comprar?
Os modelos de carros PCD mais procurados são os fabricados no Brasil com preço até R$ 70 mil. Acima deste valor, não há o desconto do ICMS, apenas do IPI (as alíquotas variam conforme o veículo).
Todos os veículos vêm com direção hidráulica e câmbio automático. Na Peugeot Strasbourg, há opções de modelos dentre os mais confortáveis e completos do mercado e que incluem equipamentos e acessórios exclusivos, como central multimídia. Por isso, e pelo padrão de qualidade Peugeot, a montadora é uma das que mais vende carros PCD no Brasil.
Se houver a necessidade de alguma outra adaptação no veículo por recomendação médica, o comprador deve procurar uma oficina especializada.