“Sucesso total”: 55ª edição da Pronegócio movimenta fabricantes e compradores de todo o Brasil

Pela segunda vez seguida, evento foi adaptado devido à pandemia, e mantém relevância para economia da região

“Sucesso total”: 55ª edição da Pronegócio movimenta fabricantes e compradores de todo o Brasil

Pela segunda vez seguida, evento foi adaptado devido à pandemia, e mantém relevância para economia da região

A 55ª edição da Pronegócio, maior rodada de negócios do setor de confecções do país, chega ao fim nesta sexta-feira, 18. Pela segunda vez, o evento, exclusivo para lojistas, teve que ser adaptado para uma versão shopping devido à pandemia da Covid-19 e está sendo realizado no River Mall, no bairro São Luiz.

Mesmo com as mudanças, porém, o evento organizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr) em parceria com o Sebrae/SC mantém a relevância para fornecedores e compradores.

“A edição shopping só existe em função da pandemia, mas é um sucesso total. São menos fornecedores, mas tivemos um crescimento de vendas de 16% comparado ao período antes da pandemia. Os fabricantes estão saindo daqui muito satisfeitos, porque eles já saem daqui com pedidos para o verão”, analisa a presidente da Ampebr,

Essa edição é da coleção Primavera Verão 2021. Sandra destaca que, durante o evento, o fabricante sai com o pedido em carteira e vai para a produção. Assim, já começa a temporada com pedidos, faturando, com um planejamento. Ela explica que isso é um benefício em relação a vender já dentro da estação. Esse planejamento, principalmente no têxtil, é muito importante, porque tem todo um processo de fabricação que leva, em média, 60 dias.

Além de fazerem negócios durante a Pronegócio, fabricantes e compradores aumentam sua rede de relacionamentos por conta da quantidade de pessoas que vêm de cidades de todo o Brasil.

Já os lojistas, além de terem a possibilidade de negociação com diversos fabricantes, conseguem fazer as compras para a estação, já conseguem ficar por dentro das tendências e podem focar nas vendas para o público geral.

“Estamos há bastante tempo na rodada de negócios. Nesta edição, estamos efetuando muitas vendas e sempre buscamos prospecção de bons clientes. Conseguimos vários que a gente não conhecia, a nível Brasil e até internacional. O evento é muito elogiado pelos clientes, e temos resultados bem positivos”, relata Odivio Luiz Teixeira, gerente de vendas da Jeito de Criança, fabricante de Brusque especializada em vestuário infantil.

Denise e Alessandra representam empresa de Itararé (SP) | Foto: Bruno da Silva

Perfil de compradores e fabricantes

Os fabricantes que participam da Pronegócio são de pequeno e médio porte. A maioria deles é associado à Ampebr, mas, cerca de 30%, são ligados a associações de pequenas empresas de outras regiões do estado. Já os compradores vêm de todas as partes do Brasil, representando desde uma loja à uma rede de estabelecimentos.

“Temos uma carteira de clientes no evento que é bem fidelizada, mas, mesmo assim, todo o ano, fazemos prospecção. Antes desta edição, três duplas de diretores fizeram esse trabalho em Palmas (TO) e na região de Campinas (SP), mas vêm pessoas de vários estados”, conta a presidente da Ampebr.

Importância do evento

Além de fortalecer todo o segmento têxtil da região, o evento também representa o fomento de várias outras áreas da economia brusquense. Vários funcionários são contratados temporariamente para trabalhar diretamente no evento, como por exemplo para coordenar o sistema exclusivo desenvolvido pela Ampebr que é utilizado pelos fabricantes.

Os negócios são centralizados através desse sistema, que emite comprovantes de venda para fabricante, comprador, fabricante e para a Ampebr. Desta forma, garante a segurança das transações realizadas durante a Pronegócio.

“O evento faz muita diferença para a fábrica, é onde a gente faz o lançamento das coleções e conseguimos atender o público do país todo. Tem muitos negócios que prosperam depois da rodada também, vendemos com frequência para o cliente. Além disso, a Ampebr faz toda uma avaliação do cliente, então a inadimplência, por exemplo, é muito baixa. Viemos também por causa da confiança e credibilidade”, destaca o proprietário da Karamoella, Cledson Heil, que fabrica roupas femininas de linha fitness.

No showroom, compradores podem conhecer linha de todos os fabricantes da Pronegócio | Foto: Bruno da Silva

A Pronegócio ainda envolve outros setores, como hotelaria, varejo e restaurantes, que atendem durante os dias do evento, pessoas de várias partes do Brasil.

Representantes da Junitex, empresa de Itararé (SP) que tem 16 lojas em São Paulo e Paraná, a proprietária Denise Scheidt e a gerente de compras Alessandra Camargo participam de feiras desse tipo em vários estados e elogiam o tratamento dado pela Pronegócio.

“Já viemos aqui há muito tempo, os fornecedores aqui são bem parceiros. É uma facilidade vir para um lugar que tem todas as marcas reunidas, é muito importante para gente participar desses eventos. Não temos do que reclamar, a Ampebr nos ajuda muito na questão da logística. O tratamento especial é o maior diferencial da Pronegócio”.

Próxima edição

Para agosto, a Ampebr já planeja mais uma Pronegócio com a coleção de Alto Verão. A 56ª edição será realizada no Santos Dumont.


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