“Sucesso total”: 55ª edição da Pronegócio movimenta fabricantes e compradores de todo o Brasil
Pela segunda vez seguida, evento foi adaptado devido à pandemia, e mantém relevância para economia da região
Pela segunda vez seguida, evento foi adaptado devido à pandemia, e mantém relevância para economia da região
A 55ª edição da Pronegócio, maior rodada de negócios do setor de confecções do país, chega ao fim nesta sexta-feira, 18. Pela segunda vez, o evento, exclusivo para lojistas, teve que ser adaptado para uma versão shopping devido à pandemia da Covid-19 e está sendo realizado no River Mall, no bairro São Luiz.
Mesmo com as mudanças, porém, o evento organizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr) em parceria com o Sebrae/SC mantém a relevância para fornecedores e compradores.
“A edição shopping só existe em função da pandemia, mas é um sucesso total. São menos fornecedores, mas tivemos um crescimento de vendas de 16% comparado ao período antes da pandemia. Os fabricantes estão saindo daqui muito satisfeitos, porque eles já saem daqui com pedidos para o verão”, analisa a presidente da Ampebr,
Essa edição é da coleção Primavera Verão 2021. Sandra destaca que, durante o evento, o fabricante sai com o pedido em carteira e vai para a produção. Assim, já começa a temporada com pedidos, faturando, com um planejamento. Ela explica que isso é um benefício em relação a vender já dentro da estação. Esse planejamento, principalmente no têxtil, é muito importante, porque tem todo um processo de fabricação que leva, em média, 60 dias.
Além de fazerem negócios durante a Pronegócio, fabricantes e compradores aumentam sua rede de relacionamentos por conta da quantidade de pessoas que vêm de cidades de todo o Brasil.
Já os lojistas, além de terem a possibilidade de negociação com diversos fabricantes, conseguem fazer as compras para a estação, já conseguem ficar por dentro das tendências e podem focar nas vendas para o público geral.
“Estamos há bastante tempo na rodada de negócios. Nesta edição, estamos efetuando muitas vendas e sempre buscamos prospecção de bons clientes. Conseguimos vários que a gente não conhecia, a nível Brasil e até internacional. O evento é muito elogiado pelos clientes, e temos resultados bem positivos”, relata Odivio Luiz Teixeira, gerente de vendas da Jeito de Criança, fabricante de Brusque especializada em vestuário infantil.
Os fabricantes que participam da Pronegócio são de pequeno e médio porte. A maioria deles é associado à Ampebr, mas, cerca de 30%, são ligados a associações de pequenas empresas de outras regiões do estado. Já os compradores vêm de todas as partes do Brasil, representando desde uma loja à uma rede de estabelecimentos.
“Temos uma carteira de clientes no evento que é bem fidelizada, mas, mesmo assim, todo o ano, fazemos prospecção. Antes desta edição, três duplas de diretores fizeram esse trabalho em Palmas (TO) e na região de Campinas (SP), mas vêm pessoas de vários estados”, conta a presidente da Ampebr.
Além de fortalecer todo o segmento têxtil da região, o evento também representa o fomento de várias outras áreas da economia brusquense. Vários funcionários são contratados temporariamente para trabalhar diretamente no evento, como por exemplo para coordenar o sistema exclusivo desenvolvido pela Ampebr que é utilizado pelos fabricantes.
Os negócios são centralizados através desse sistema, que emite comprovantes de venda para fabricante, comprador, fabricante e para a Ampebr. Desta forma, garante a segurança das transações realizadas durante a Pronegócio.
“O evento faz muita diferença para a fábrica, é onde a gente faz o lançamento das coleções e conseguimos atender o público do país todo. Tem muitos negócios que prosperam depois da rodada também, vendemos com frequência para o cliente. Além disso, a Ampebr faz toda uma avaliação do cliente, então a inadimplência, por exemplo, é muito baixa. Viemos também por causa da confiança e credibilidade”, destaca o proprietário da Karamoella, Cledson Heil, que fabrica roupas femininas de linha fitness.
A Pronegócio ainda envolve outros setores, como hotelaria, varejo e restaurantes, que atendem durante os dias do evento, pessoas de várias partes do Brasil.
Representantes da Junitex, empresa de Itararé (SP) que tem 16 lojas em São Paulo e Paraná, a proprietária Denise Scheidt e a gerente de compras Alessandra Camargo participam de feiras desse tipo em vários estados e elogiam o tratamento dado pela Pronegócio.
“Já viemos aqui há muito tempo, os fornecedores aqui são bem parceiros. É uma facilidade vir para um lugar que tem todas as marcas reunidas, é muito importante para gente participar desses eventos. Não temos do que reclamar, a Ampebr nos ajuda muito na questão da logística. O tratamento especial é o maior diferencial da Pronegócio”.
Para agosto, a Ampebr já planeja mais uma Pronegócio com a coleção de Alto Verão. A 56ª edição será realizada no Santos Dumont.
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