Sul-Brasileiro de Tiro com Arco reúne atletas da modalidade em Gaspar
Finais ocorreram durante este domingo, 9, no período da manhã
O sábado, 8, foi de intensa movimentação no Espaço Terral, em Gaspar. Só que ao invés dos tradicionais e coloridos parapentes nos céus da região, desta vez foram os rasantes das flechas que deram o tom de disputa e adrenalina no 8º Campeonato Sul-Brasileiro de Tiro com Arco.
O evento, realizado pela Federação Catarinense de Tiro com Arco (FCTA), foi oficialmente aberto durante cerimônia transcorrida no período da manhã e reúne, até este domingo, 9, 29 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
“Acho que está muito bacana o torneio”, ressalta o presidente da FCTA, Marcus Vinicius Oliveira Silva. “A organização está muito bem estruturada. Pudemos notar que a etapa classificatória transcorreu com pontuações bastante altas, o que valoriza nosso torneio e atrai mais participantes para as próximas edições. A gente espera boas competições até o domingo nas finais”, finaliza.
O primeiro dia de competição foi marcado pelos Rounds Classificatórios Eliminatórios nas categorias Individual e Equipe. Nas raias, atletas de renome, como o atual campeão catarinense de Tiro com Arco, Marcelo Carvalho. “O campeonato está bastante disputado. A gente tem bastante atleta qualificado no ranking nacional. Na avaliação que fazemos, é muito bem organizado, com um campo muito bem feito. Temos esperança de ir para as finais para melhorar minha própria qualificação”, comenta.
Hoje com 19 anos, mas praticante de tiro com arco desde os 11, o integrante da Seleção Brasileira da modalidade, Luccas Abreu, de São Paulo, também participa da oitava edição do Sul-Brasileiro. Abreu conta que o interesse partiu após conhecer o esporte em uma clínica realizada pelo Sesc. Após um dia inteiro de tiros, o jovem foi convidado a conhecer o Clube Ibirapuera de Arco e Flecha (CIAF), onde ficou até o último ano. Hoje vestindo a camisa do CSP Archery SP, o desportista tece comentários positivos sobre o torneio.
“Já ganhei o Sul-Brasileiro uma vez e estou aqui novamente para tentar. É um ótimo campeonato. Acho que o esporte só precisa ser mais divulgado pra mais gente vir saber como é bom. O nível chega até perto de um Campeonato Brasileiro”, conta o campeão Panamericano e Brasileiro de tiro com arco.
Outro destaque do torneio realizado no tradicional espaço de vôo livre de parapentes é a presença do atleta de alto rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB), sargento Edson Kim. Integrante do quadro das forças armadas desde o ano de 2014, quando ocorreu abertura de edital para patrocínio de desportistas, Kim relata que teve de passar por treinamento militar completo para poder representar a FAB nos mais diversos campeonatos.
“Aprendemos a marchar, a nos portar como militares nos campeonatos. Alguns campeonatos militares vamos inclusive fardados. É muito bom, porque são poucas as instituições que auxiliam verdadeiramente o esporte, ainda mais o tiro com arco que é um desporto relativamente pequeno. Poxa, eles realmente se esforçam ao máximo para conseguir nos mandar para os campeonatos”, frisa.
Kim, em 2018, se classificou em primeiro lugar para a seletiva dos Jogos Pan Americanos, e em segundo lugar para os Sul Americanos. Já no Campeonato Brasileiro, Kim se classificou em primeiro, finalizando a competição com o bronze na categoria individual.
As finais do oitavo Campeonato Sul Brasileiro de Tiro com Arco ocorreram neste domingo, no Espaço Terral.
Fotos: