Superintendente da FME fala sobre Jogos Abertos em Brusque e reformas pontuais na Arena
Fesporte deverá executar pequenas obras no local que abrigará maior parte dos torneios realizados no município
Fesporte deverá executar pequenas obras no local que abrigará maior parte dos torneios realizados no município
A realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em Brusque em novembro deverá acarretar em reformas pontuais financiadas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), conforme relata o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Brusque, Edson Garcia.
“Foi uma surpresa, porque a princípio o evento seria realizado em Jaraguá do Sul. Com a pandemia, a Fesporte criou algumas estratégias, e nestas estratégias havia a inclusão de Brusque entre as sedes”, comenta o dirigente.
Os custos de realização dos Jasc ficam todos a cargo da Fesporte. De acordo com Garcia, a entidade estadual ainda deverá realizar, a pedido da FME algumas reformas pontuais na Arena Brusque, que abrigará a maior parte das competições. O superintendente aguarda o desenvolvimento das conversas para apresentar o que será realizado de fato e quando.
As negociações para realizar os Jasc em Brusque foram bastante rápidas. O presidente da Fesporte, Rui Godinho, entrou em contato com a prefeitura na sexta-feira, 28, para realizar reunião na segunda-feira, 31. Após a apresentação do projeto, a Secretaria de Saúde de Brusque avaliou os protocolos sanitários do evento, e na terça-feira, 1º, o convite foi aceito.
Os Jogos Abertos de Santa Catarina de 2020 serão realizados de 17 a 24 de novembro e de 30 de novembro a 5 de dezembro. “A ideia para as datas é de que haja o mínimo de aglomerações possível, porque são várias pessoas de vários municípios diferentes”, afirma Garcia.
Serão disputadas nove modalidades em Brusque, nos naipes feminino e masculino. Seriam 10, mas de acordo com Garcia, o torneio de tênis de mesa, que seria disputado no município, foi levado a Balneário Camboriú, cidade que terá outras modalidades, assim como Rio do Sul. Blumenau, Timbó e Florianópolis terão uma modalidade cada. Os torneios terão oito participantes cada, começando direto das quartas de final.
Brusque participa de todas as modalidades que abriga nos Jasc sem a necessidade de disputar as etapas microrregionais e regionais, que devem ser realizadas em outubro. A FME estará em contato com os atletas e representantes de modalidades nos próximos dias para organizar as inscrições, que começam na segunda semana de setembro.
A edição de 2020 será a sexta dos Jasc em Brusque, que pela primeira vez divide o evento com outras cidades. As ocasiões anteriores foram em 1960 (a primeira da história), 1965, 1985, 2000 e 2010, todas como sede única.