+

Superlua e Cometa K2: saiba onde e como assistir aos fenômenos espaciais de julho em SC

Ambos possuem formas diferentes de serem vistos

Superlua e Cometa K2: saiba onde e como assistir aos fenômenos espaciais de julho em SC

Ambos possuem formas diferentes de serem vistos

Segundo informações fornecidas pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), dos Estados Unidos, o mês de julho terá dois fenômenos espaciais: uma Superlua (a maior do ano) e a passagem do cometa K2. Ambos poderão ser vistos em todo o planeta, porém, de formas diferentes.

A maior Superlua de 2022 poderá ser observada já na próxima quarta-feira, 13 de julho. Conhecida como Lua dos Cervos, ela leva o nome por conta dos chifres que crescem na cabeça dos cervos na mesma época, nos Estados Unidos.

Ela poderá ser vista de forma fácil em Santa Catarina, basta que o céu no dia esteja limpo. As informações são de que a lua ficará um pouco maior e com um brilho mais intenso.

O que é uma Superlua?

Uma Superlua ocorre quando a lua está mais próxima da Terra e, em todos os estágios, o lado que sempre vemos é iluminado pelo sol.

Cometa K2

Já o Cometa K2, conhecido pelos cientistas como Pan-STARRS, deve ser visto na quinta-feira, 14 de julho. Sua classificação é de magnitude 9, dado que é feito conforme o brilho do corpo celeste.

Por ser intenso, o Cometa K2 não pode ser visto a olho nu em nenhum lugar do planeta. Porém, segundo informações divulgadas, somente astrônomos amadores, com experiência na utilização de telescópios pequenos, conseguiram observá-lo.

Descoberto em 2017, o Pan-STARRS poderá ser visto, pelos amadores, no entardecer quando o sol se põe, ou quando amanhece.

O que é um cometa?

Um cometa é um pequeno corpo gelado no sistema solar que aquece e começa a liberar gás à medida que se aproxima do sol, um processo chamado desgaseificação. Isso produz uma atmosfera visível ou coma e, às vezes, uma cauda.

Leia também:
– Motociclista é encaminhado ao hospital após colidir em poste no Guarani, em Brusque
– Colisão frontal entre van e caminhão deixa ao menos uma pessoa ferida em Brusque
– Delegado detalha caso de injúria racial contra gerente de oficina mecânica em Brusque
– Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas no bairro Água Verde, em Blumenau
– Adolescente é apreendido após furtar moto para passear com a namorada em Jaraguá do Sul

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo