VÍDEO: Tartaruga marinha é resgatada com ferimentos em Balneário Camboriú
Animal foi retirado do mar por marinheiros e resgatado pelo grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal
Animal foi retirado do mar por marinheiros e resgatado pelo grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal
Na manhã deste sábado, 28, o grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Balneário Camboriú foi acionado para atender ocorrência na praia de Laranjeiras, onde informavam que havia uma tartaruga debilitada no local.
A equipe foi com agilidade para praia, onde encontrou uma grande tartaruga marinha sendo retirado de uma embarcação viva. Contudo, ela estava muito debilitada, magra, com cortes no pescoço e também e uma de suas nadadeiras.
Segundo o grupo, o pessoal que retirou ela do mar relatou que navegavam pelo local quando a encontraram se batendo no mar. A tartaruga marinha estava enroscada e presa em resíduos descartado no mar, como cordas e madeiras.
Confira vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Então, fizeram a soltura do animal marinho, encaminharam-na até a praia e solicitaram apoio do grupo de Proteção Ambiental.
No local, o grupo acionou o Projeto de monitoramento de praias (PMP/Univali), O órgão é responsável pelo atendimento, que tem como objetivo resgatar as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e necropsia nos mortos.
Entretanto, a equipe do PMP informou que estavam em outro atendimento e demorariam um pouco para chegar ao resgate. Como, nestes casos, cada segundo faz diferença para salvar o animal, os guardas municipais resgataram a tartaruga marinha. Ela foi colocada na caçamba da viatura e foi levada até Penha, sede do complexo do PMP, onde já havia uma equipe de veterinários e biólogos no aguardo.
Ao chegar no local, a equipe de especialistas técnicos do PMP deu início no tratamento de recuperação da tartaruga marinha.
A tartaruga marinha era da espécie Caretta caretta, também conhecida como tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça. Ela mede aproximadamente 1 metro, da cauda até a cabeça. E pesava em torno de 60 quilos, sendo que o status dessa espécie no Brasil é de perigo, segundo Ministério do Meio Ambiente.
O grupo pode ser acionado através da central (153).