Tatu Trail: conheça clube brusquense de trilhas que é um dos mais antigos do Brasil
Grupo é mantido pelos seus 150 associados
Considerado o grupo de motociclistas de trilha mais antigo de Santa Catarina, o Tatu Trail, fundado em Brusque no ano de 1980, também é o segundo mais antigo do Brasil. Pioneiro em Brusque e no estado, foi um dos primeiros locais para a prática conhecida como Enduro (modalidade de motociclismo) do Brasil.
O atual presidente do clube, Irineo Augusto Pereira, afirma que hoje existem 151 associados que ajudam a manter o grupo. A sede fica no bairro Poço Fundo, em um terreno cedido pela Havan, com quem possuem parceria. O empresário Luciano Hang, aliás, é um dos entusiastas da atividade, e participa das atividades do Tatu Trail.
“O objetivo do clube é praticar o off-road, as trilhas na região de Brusque. Também participamos de encontros e provas competitivas internas e externas”, conta o presidente.
Encontros e provas
Durante o ano acontecem inúmeros encontros e provas competitivas entre os participantes. As provas são internas e também externas.
“Os encontros são realizados todos os anos e o último reuniu mais de mil veículos. No dia 6 de maio tivemos um encontro só de UTV e de quadriciclo. Em novembro deve acontecer o encontro de todos juntos (incluindo as motos)”, diz Irineu.
Porém, o maior objetivo do clube é buscar a confraternização entre os amigos e parceiros. Fazer trilhas e competições juntos. Durante as “provas” sempre há a presença de mecânicos que podem ajudar em caso de emergências.
“Geralmente fazemos percursos de 70 quilômetros. O objetivo é se divertir, voltar com a roupa suja mas a alma lavada. Temos pilotos que se destacam no quadro nacional”, conclui o presidente.
Entre os pilotos citados estão Deni Nascimento, que começou no clube correndo com moto e depois foi para o UTV. Nessa categoria ele foi campeão brasileiro e do Rally dos Sertões. Já Rafael Espíndola foi campeão catarinense de motocross e supercross, tricampeão brasileiro de rally e campeão do rally de sertões na sua categoria.
Veja fotos do grupo:
– Assista agora:
Mariane Zen: professora usou mais de 80 fantasias para dar aula durante a pandemia