Concessionárias de Brusque comemoram desempenho das vendas de carros novos
Vale do Itajaí teve maior crescimento no acumulado de 2018 e 2017, segundo Fenabrave-SC
Vale do Itajaí teve maior crescimento no acumulado de 2018 e 2017, segundo Fenabrave-SC
O mercado de carros novos no Vale do Itajaí até novembro se destacou no cenário catarinense, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC). Assim como o perfil regional, realidade é percebida entre os representantes de concessionárias de Brusque, que falam em recuperação de vendas e preferência local pelos veículos novos.
A região foi a que apresentou maior crescimento no acumulado de 2018 e 2017, com 24,92% a mais de veículos novos emplacados. Considerando só o mês de novembro, o desempenho foi 13,95% maior em comparação ao ano passado. Os resultados foram divulgados na semana passada, no site da instituição.
Segundo o gerente de vendas da Chevrolet Uvel, Jonathan Andrade, o trabalho da equipe tem gerado resultados importantes para a rede e a tendência é que o ano feche com um aumento nas vendas de 22% em relação ao anterior. A unidade lidera a regional pela 6ª vez no quesito.
Veja também:
Dívida da saúde: governo do estado irá pagar R$ 2,2 milhões aos municípios da região de Brusque
Combustível apresenta queda de preço em postos de Brusque
Empresa brusquense está entre as melhores para se trabalhar em Santa Catarina
Segundo ele, o aumento nas vendas é percebido em todo o setor, sobretudo para os novos. Após o período eleitoral, afirma, houve uma melhora na confiança entre os consumidores. Além da mudança de comportamento, Andrade atribui os resultados aos trabalhos de mídia e ao perfil industrial da região.
Na avaliação dele, o bom momento do setor industrial também colabora para a disposição para investimentos entre a população local.
Recuperação
Andrade ressalta o movimento abaixo do ideal no setor automotivo nos últimos dois anos. De acordo com ele, hoje as vendas estão voltando ao patamar registrado na época. “É uma tímida recuperação”, analisa.
Além dos serviços agregados, os representantes apostam na força dos trabalhos de pós-venda, considerados “a fortaleza das marcas” por Andrade. De acordo com ele, a manutenção de clientes é uma atenção recorrente no setor e o treinamento das equipes é parte importante para manter a fidelidade aos produtos oferecidos.
Ao longo do ano, modelos como o Onix, considerado por ele o mais vendido da América Latina, e o Cruze, são os mais procurados entre os clientes. Caso mantenha o desempenho, acredita ser possível aumentar as vendas totais na loja em cerca de 10%, em 2019.
Influência fiscal
Já Flávio Mathias Piva, gerente geral da Geração Hyundai, acredita que os incentivos e bônus oferecidos pelas fábricas e montadoras favorecem a venda de carros novos.
Com financiamentos facilitados, afirma, as vendas de seminovos também apresentaram resultados satisfatórios no período, mas acabam perdendo preferência em comparação com os veículos zero quilômetro. O maior fluxo é percebido desde outubro. “Após as eleições, as pessoas estão mais otimistas”.
Veja também:
Defesa Civil e Secretaria de Obras se preparam para o período de verão em Brusque
Téo Abreu: “Estamos às vésperas de retomar a dupla Téo e Edu”
Concessionárias de Brusque comemoram desempenho das vendas de carros novos
Piva reforça a atuação na tentativa de estimular novas compras entre os clientes atuais da empresa. Modelos como o HB20 e o Creta são os mais vendidos pela concessionária desde o início do ano. Os contatos durante a prestação de serviços, como as trocas e os serviços virtuais de contato ajudam na aproximação.
O resultado do contato recorrente também é percebido na forma como novos clientes buscam os serviços. De acordo com o gerente, a maioria chega até a loja por indicação de amigos, já proprietários de carros da marca. Em setembro, uma ação especial, conseguiu gerar a venda de 40 veículos em um dia.
As condições mais atrativas de financiamento também são indicadas pelo gerente da Renault Automega, Luiz Ricardo Cazilha. Segundo ele, no comparativo com o último ano, o setor vive um momento melhor.
No caso da concessionária, a oferta de um novo carro, o modelo Kwid, também influenciou na procura. Ele foi responsável por um aumento de quase 50% das vendas, segundo estimativas do gestor e fecha o período como um dos mais vendidos, ao lado da Captur.