Taxistas de Brusque aderem ao uso de aplicativos para atrair clientes
Programa já funciona em outras cidades do estado e serviço é semelhante ao do Uber
Os taxistas de Brusque aderiram ao aplicativo Unitaxi, ferramenta semelhante a outros programas para celular e que tem o intuito atrair mais clientes, em específico o público jovem. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS e já é utilizado em alguns estados do país. O Sindicato dos Motoristas Autônomos de Brusque acredita que em 15 dias o serviço estará disponível no município.
O presidente do sindicato, Modesto Luiz Bertoldi, explica que ao acionar o táxi, o cliente poderá ver as informações sobre o veículo e o valor total da corrida, semelhante ao Uber. “O preço é um pouco menor do que trabalhamos hoje porque em corrida pequena dá quase a mesma coisa do que os outros aplicativos pois estamos desde 2015 sem reajuste”, diz.
Veja também:
Conheça 17 refúgios naturais de Botuverá, que impressionam pela beleza e preservam espécies de plantas e animais
Cinco motivos para visitar 27ª Festa Bergamasca, em Botuverá
Saiba os motivos dos problemas no serviço de entrega dos Correios em Brusque
Segundo ele, o Unitaxi é utilizado em Itajaí, Blumenau, Joinville, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. “Várias cidades de Santa Catarina já aderiram”, afirma. Ele diz que antes de escolher o Unitáxi, o sindicato estudou alguns aplicativos e chegou a decisão devido à cobertura mais ampla, já que ele atua em outros estados, o que possibilita que turistas utilizem o serviço na cidade. “Desde o início do ano decidimos que procuraríamos uma plataforma”.
Com o aplicativo, os clientes não precisarão ligar para os taxistas ou para o ponto de táxi para utilizar o serviço. “Estaremos à disposição igual os outros aplicativos. Vamos trabalhar 24h. Hoje, se você precisa de um táxi depois das 20h, você não encontra em lugar nenhum”.
Para implantar o Unitaxi em Brusque, o sindicato precisou reunir 20 taxistas para atingir a cota e conseguir abrir o serviço no município. Segundo Modesto, os motoristas pagarão uma mensalidade de R$ 30 por carro para utilizar o serviço e o aplicativo não receberá porcentagem das corridas.
Os passageiros poderão pagar com dinheiro e cartão, mas quando o carro não aceitar cartão, o cliente será notificado sobre a informação. “Quando ele acionar vai aparecer que o motorista não usa cartão, mas serão poucos. A maioria usará”
“Estamos com esperança que vai dar certo. Pelo menos é uma ferramenta para entrarmos na tecnologia e ficarmos mais modernos”, diz.
Expectativa
Trabalhando na área há 14 anos, Anderson Gamba afirma que decidiu utilizar o Unitaxi pois a ferramenta é útil tanto para taxistas quanto usuários que serão informados antes da corrida do valor a ser pago. “A classe tem que mudar e o aplicativo é o primeiro avanço”, avalia.
Ele acredita que com propaganda e um bom atendimento, a tendência é aumentar o número de corridas no táxi. “Estamos ansiosos para começar e ver como vai funcionar”.
Veja também:
Oscilação do dólar impacta agências de turismo em Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Especialistas de Blumenau criticam propostas de alteração nas leis de trânsito
O taxista Luiz Moritz avalia que os aplicativos estão na moda e os jovens utilizam com mais frequência transportes que disponibilizam esse tipo de serviço. “Perdemos muito terreno então estamos tentando ver se com o aplicativo a gente tem um resultado melhor e volta a rodar um pouco mais”, explica.
Ele diz que a possibilidade de ter mais ganhos e voltar a fazer mais corridas diariamente foi o que o motivou a aderir ao programa. Segundo ele, para chamar o táxi atualmente as pessoas precisam pagar e para baixar o aplicativo não custa nada.
Além disso, Moritz pretende trabalhar à noite e nos fins de semana. “Vamos ver o movimento para nos adequar. O horário que mais tiver chamadas nós vamos trabalhar mais naquele horário, vamos modificando a rotina”, finaliza.