Técnico Tite confirma escalação contra Bélgica com duas alterações entre os titulares

Marcelo volta para a lateral-esquerda e Fernandinho assume a posição do suspenso Casemiro

Técnico Tite confirma escalação contra Bélgica com duas alterações entre os titulares

Marcelo volta para a lateral-esquerda e Fernandinho assume a posição do suspenso Casemiro

Mais uma vez sem rodeios, o técnico Tite confirmou sua escalação. Diferente do que muitos esperavam, Roberto Firmino não será o titular da Seleção Brasileira, e Gabriel Jesus, que ainda não balançou as redes nesta edição do Mundial, continua com a vaga. A novidade fica por conta do retorno de Marcelo, que está recuperado e sai jogando no lugar de Filipe Luis.

Para encarar a Bélgica nesta sexta-feira, 6, em confronto válido pelas quartas de final da Copa do Mundo, Tite também aposta em Fernandinho como primeiro volante no lugar de Casemiro. O camisa 5 brasileiro, que vem desempenhando bem o papel de marcação no meio-de-campo, está fora por ter sofrido o segundo cartão amarelo acumulado na partida contra o México.

Com a definição, o Brasil entrará em campo desta forma: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho, Willian, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. A partida entre Brasil e Bélgica será a partir das 15h, na Arena Kazan, em Kazan. Se classificar, a seleção enfrenta quem passar do jogo entre França e Uruguai que será mais cedo nesta sexta-feira, a partir das 11h.

Bancando Jesus
Na entrevista coletiva às vésperas da partida, Tite explicou o porquê da manutenção de Gabriel Jesus. O atleta vem sendo contestado pela falta de gols, principalmente por que esta deveria ser sua finalidade jogando a competição.

Segundo o técnico, a pluralidade de funções que o camisa 9 vem cumprindo durante as partidas o credencia. “A versatilidade do Gabriel permitiu que a gente ajustasse a equipe em cima das características dele. E todos que entram são decisivos. O Firmino é desta forma. Existem times com características diferentes. Isso não quer dizer que ele não vai ser decisivo”.

O rodízio de capitães, uma das técnicas que Tite vinha aplicando, reduziu bastante nesta reta final da competição. Depois da segunda vez de Thiago Silva com a braçadeira, novamente Miranda será o líder em campo. Ele comentou sobre a preparação da defesa, que até agora sofreu apenas um gol, contra o poderoso ataque belga. “A principal maneira de parar o adversário é estar atento a todas as jogadas e a todos os jogadores, porque eles têm qualidade. Nosso sistema defensivo vai entrar muito bem preparado para neutralizar todas as armas adversárias”.

Quem está de fora em definitivo da Copa do Mundo é o lateral-direito Danilo. O atleta lesionou o tornozelo e não poderá mais jogar neste Mundial.

Como vem a Bélgica
Se o Brasil tem a melhor defesa – dividida com o Uruguai, que também sofreu apenas um gol – a Bélgica chega nas quartas de final com o melhor ataque da competição. Será um grande teste para descobrir qual setor é o mais competente. Embora tenha feito grandes apresentações, este será o maior desafio até aqui para os belgas, que tiveram pelo caminho Panamá, Tunísia, Inglaterra (somente com reservas) e Japão.

Já contra os japoneses, a equipe precisou tirar da cartola uma recuperação heroica. O time perdia por 2 a 0 quando, na base da qualidade técnica e principalmente da velocidade em contra-atacar, conseguiu a virada em 3 a 2 já aos 47 do segundo tempo.

O ataque da Bélgica é eficiente, mas a defesa pode comprometer. A equipe sofreu quatro gols na competição, sendo dois do Japão e dois da Tunísia. Os Red Devils ainda não têm escalação definida, mas o provável time conta com: Courtois; Vertonghen, Kompany e Alderweireld; Axel Witsel, Kevin De Bruyne, Nacer Chadli e Thomas Meunier; Fellaini, Hazard e Lukaku.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo