Telefonia e internet: saiba quais operadoras tiveram mais reclamações em Brusque em 2020
Levantamento da Anatel mostra que foram 1.131 queixas no município em 2020
Levantamento da Anatel mostra que foram 1.131 queixas no município em 2020
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um balanço das reclamações sobre os serviços de telefonia móvel, fixa, internet e TV a cabo em 2020.
Em Brusque, foram 1.131 registros entre reclamações e denúncias relacionadas aos serviços de telecomunicações no município.
O número é um pouco menor do que o registrado no ano anterior. Em 2019, foram 1.113 queixas registradas na Anatel.
De acordo com o levantamento, o pico de reclamações em Brusque foi em 2015, quando foram registradas 1.601 ocorrências. Este mesmo ano foi o pico de reclamações na Anatel a nível nacional: pouco mais de 4 milhões de queixas.
Dentre as empresas de telecomunicações que atuam em Brusque, a Oi foi a que teve o maior número de reclamações em 2020, de acordo com a Anatel. Foram registradas 314 queixas contra os serviços da empresa na cidade – 27 a mais do que em 2019.
Já a Claro foi a operadora que teve o maior crescimento percentual de reclamações: passou de 100 queixas em 2019 para 187 em 2020, um aumento de 87%. Cabe ressaltar, no entanto, que a Claro incorporou o serviço da NET e, portanto, passou a assumir as reclamações relacionadas à empresa.
Por outro lado, Tim e Vivo tiveram uma redução no número de ocorrências no município. De acordo com o levantamento, a Tim passou de 243 queixas em 2019, para 220 reclamações no ano passado. A Vivo teve 301 queixas em 2020, oito a menos que o registrado em 2019.
Segundo o levantamento, a Anatel recebeu 2,96 milhões de reclamações em 2020. O número é 0,5% menor que o de 2019. De acordo com a agência, o número se mantém estável desde 2018, quando foram registradas 2,94 milhões de demandas.
Pela primeira vez, a banda larga foi o serviço mais reclamado proporcionalmente ao número de acessos.
O item Qualidade e Funcionamento puxou o desempenho negativo da banda larga fixa no período – especialmente após o início das medidas de isolamento social associadas à pandemia de Covid-19, entre março e abril do ano passado. A partir de maio, as reclamações sobre qualidade e funcionamento passaram a cair, mas encerraram 2020 ainda em patamares superiores ao do ano de 2019. O maior impacto ocorreu na Claro e nas prestadoras de pequeno porte (PPPs).
Em 2020 também foi registrado crescimento de reclamações na telefonia móvel pré-paga (crescimento de 16,2%). Tal crescimento está associado ao aumento do número de reclamações sobre Bloqueio, Suspensão e Cancelamento no período entre o início das medidas de isolamento social, em março, e o mês de outubro.