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Telefonia e internet: saiba quais operadoras tiveram mais reclamações em Brusque em 2020

Levantamento da Anatel mostra que foram 1.131 queixas no município em 2020

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um balanço das reclamações sobre os serviços de telefonia móvel, fixa, internet e TV a cabo em 2020.

Em Brusque, foram 1.131 registros entre reclamações e denúncias relacionadas aos serviços de telecomunicações no município.

O número é um pouco menor do que o registrado no ano anterior. Em 2019, foram 1.113 queixas registradas na Anatel.

De acordo com o levantamento, o pico de reclamações em Brusque foi em 2015, quando foram registradas 1.601 ocorrências. Este mesmo ano foi o pico de reclamações na Anatel a nível nacional: pouco mais de 4 milhões de queixas.

Dentre as empresas de telecomunicações que atuam em Brusque, a Oi foi a que teve o maior número de reclamações em 2020, de acordo com a Anatel. Foram registradas 314 queixas contra os serviços da empresa na cidade – 27 a mais do que em 2019.

Já a Claro foi a operadora que teve o maior crescimento percentual de reclamações: passou de 100 queixas em 2019 para 187 em 2020, um aumento de 87%. Cabe ressaltar, no entanto, que a Claro incorporou o serviço da NET e, portanto, passou a assumir as reclamações relacionadas à empresa.

Por outro lado, Tim e Vivo tiveram uma redução no número de ocorrências no município. De acordo com o levantamento, a Tim passou de 243 queixas em 2019, para 220 reclamações no ano passado. A Vivo teve 301 queixas em 2020, oito a menos que o registrado em 2019.

No país

Segundo o levantamento, a Anatel recebeu 2,96 milhões de reclamações em 2020. O número é 0,5% menor que o de 2019. De acordo com a agência, o número se mantém estável desde 2018, quando foram registradas 2,94 milhões de demandas.

Pela primeira vez, a banda larga foi o serviço mais reclamado proporcionalmente ao número de acessos. 

O item Qualidade e Funcionamento puxou o desempenho negativo da banda larga fixa no período – especialmente após o início das medidas de isolamento social associadas à pandemia de Covid-19, entre março e abril do ano passado. A partir de maio, as reclamações sobre qualidade e funcionamento passaram a cair, mas encerraram 2020 ainda em patamares superiores ao do ano de 2019. O maior impacto ocorreu na Claro e nas prestadoras de pequeno porte (PPPs).

Em 2020 também foi registrado crescimento de reclamações na telefonia móvel pré-paga (crescimento de 16,2%). Tal crescimento está associado ao aumento do número de reclamações sobre Bloqueio, Suspensão e Cancelamento no período entre o início das medidas de isolamento social, em março, e o mês de outubro.