X
X

Buscar

Temperaturas devem diminuir um pouco no fim de semana

Imagem desta quinta-feira,17, em Brusque, no início da tarde

Brusque, a exemplo dos dias anteriores, novamente registrou temperaturas acima dos 35 ºC nesta quinta-feira,17. O bairro Tomaz Coelho teve o pico máximo do município, com 37,8 ºC. Já no Centro, fez 37,4 ºC seguido do Santa Luzia e Rio Branco, com 36,7 ºC e 36,3 ºC respectivamente, dados de minhas estações. Com todo este cenário “tórrido”, o resultado não poderia ser outro, ou seja, mais uma vez nossa cidade sofreu com alagamentos no final da tarde, em decorrência das fortes trovoadas potencializadas pelo calor.

Imagem do Radar do Morro da Igreja às 15h30min desta tarde: primeiros núcleos de trovoadas começavam a se formar pela região de Brusque, manchas em vermelho
Por volta de 16h30min deste entardecer de quinta-feira: trovoadas já “armadas” em Brusque

Os volumes acumulados de precipitação ficaram entre 22 mm e 41 mm, o suficiente para trazer problemas relacionados com o temporal, visto que algumas ruas ficaram tomadas pelas águas.

Bairro Rio Branco, logo após o temporal
Bairro Rio Branco, logo após o temporal

Pela região, Guabiruba registrou os maiores volumes, com os bairros Aymoré e Planície Alta acumulando 68 mm. Acompanhe abaixo, os dados completos por estação, com informações extraídas da minha rede de estações. Infelizmente nas localidades de Ourinhos e Lageado Alto, sem dados da chuva até o fechamento desta edição, visto que a comunicação com meus equipamentos de monitoramento ficou interrompida com a falta de internet naqueles locais mencionados:

Fonte: Ciro Groh

Vale observar que nas cabeceiras do rio Itajaí Mirim em Vidal Ramos, choveu pouco, como podemos ver acima na tabela.

A seguir, estão as temperaturas extremas por todo o “Grande Vale”, neste trabalho de pesquisas elaborado pelo amigo Carlos Grothoff:

Fonte das pesquisas: Carlos Grothoff

Calor segue, mas não tão forte no fim de semana

Previsão do tempo extraída da nota publicada hoje,17, pelo meteorologista Leandro Puchalski:

A semana termina tanto com influência de umidade que vem do mar quanto de um sistema de baixa pressão que se desloca pelo Estado saindo do Paraguai em direção ao oceano. Estas condições da atmosfera irão trazer uma sexta-feira onde as nuvens predominam permitindo aberturas de sol. Porém, a chuva segue prevista. De manhã até há essa possibilidade, mas poucas áreas. Ao longo da tarde para a noite – mesmo que tenha a mesma distribuição irregular dos últimos dias – a chance aumenta.

As temperaturas voltam a subir trazendo calor. Boa parte das cidades terão algo entre 30 e 32°C. Chamo atenção que isoladamente temporais com volume alto, raios e vento seguem previstos.

FIM DE SEMANA

Para o fim de semana, a previsão é que o calor não seja tão forte. A exceção é o sábado entre o Norte e Vale do Itajaí. Esta faixa do Estado ainda terá um sábado bem quente. No domingo, todas as regiões terão calor, mas bem mais tranquilo. O sol irá aparecer entre nuvens nos dois dias. Quanto mais para o Oeste, maior a presença dele. Seguiremos com momentos de chuva. Sábado de manhã já com chance no Sul. Na maior parte do Estado, tarde/noite.

Por Leandro Puchalski/meteorologista