Temperaturas devem permanecer baixas até o fim de semana em Brusque
Com El Niño, verão também deve ser chuvoso e mais quente do que o normal para a estação
Os brusquenses foram surpreendidos por três dias de frio em pleno verão nesta semana. De acordo com Ciro Groh, que possui uma estação meteorológica no bairro Rio Branco, as temperaturas mínimas de ontem e hoje foram 17,7º C e 16,9ºC, respectivamente. De acordo com Groh, o termômetro não atingiu 20ºC na segunda-feira, 30, o que lembrou o inverno. O motivo deste frio em plena primavera é a chegada de uma massa de ar frio e seco ao Sul do Brasil.
O meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, explica que a massa de ar chegou no fim de semana e trouxe consigo vento e o frio seco. Associado a isto, na sequência, a região ficou encoberta por nuvens. Isto fez com que as temperaturas permanecessem baixas por mais tempo. “As temperaturas máximas não passaram de 20º C ou 21º C, para esta época do ano, isto é relativamente atípico. Não é para estar neste patamar. É para ficar na casa dos 30º C”, afirma Martins.
Segundo levantamento da Epagri/Ciram, as temperaturas nesta época do ano estão, pelo menos, 3º C abaixo do normal. A previsão do tempo para o restante da semana indica que o tempo não deve mudar muito. Hoje, a meteorologia indica que a temperatura deve ficar entre 16º C e 24º C. O sol pode aparecer, mas com nuvens, e há possibilidade de pancadas de chuva na parte da tarde.
A Epagri/Ciram também indica em sua previsão do tempo que a quinta-feira será chuvosa. A temperatura deve cair ainda mais, com máxima prevista para 20º C, e precipitações ao longo do dia. Na sexta-feira, o cenário deve permanecer o mesmo. E no sábado a chuva deve acontecer mais no fim da tarde.
Verão chuvoso e quente
O meteorologista afirma que o verão tem tudo para ter mais chuva do que a média para a estação. Martins diz que a previsão do tempo indica que as temperaturas serão mais altas do que o normal, e que isto aliado ao alto volume de chuvas deverá causar a sensação de abafamento. Com isso, o verão deve castigar o Vale do Itajaí, uma das regiões mais quentes de Santa Catarina.
Já com relação às chuvas, a previsão de que deve chover mais do que o normal para o verão não é novidade. A primavera já foi bastante chuvosa por causa da influência do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, que causa mais precipitações no Sul do Brasil. Martins explica que a chuva não deve ser contínua, mas pancadas no fim da tarde – os chamados temporais de verão. Ainda conforme o meteorologista, ventania e granizo também são prováveis durante o verão que se avizinha.