Templos de Guabiruba: webdocumentários inéditos resgatam a trajetória de fé e devoção dos guabirubenses
Conteúdo especial produzido pelo jornal O Município está disponível a partir deste sábado, 10 de junho
Para comemorar os 61 anos de emancipação política de Guabiruba, celebrados neste dia 10 de junho, o jornal O Município estreia a série de webdocumentários Templos de Guabiruba.
O conteúdo multiplataforma inédito, conta a história de 12 igrejas da cidade, com depoimentos marcados por muita fé, devoção e dedicação das pessoas que fazem parte das comunidades retratadas.
Os vídeos estarão disponíveis em omunicipio.com.br/templosdeguabiruba e também no YouTube do jornal, neste sábado, 10. Já na edição impressa desta sexta-feira, 9, será publicado o tradicional especial em texto.
“Um projeto desse porte, que envolve 12 vídeos e toda uma estratégia digital em várias plataformas mostra como o jornal se estruturou ao longo dos anos para ir muito além do texto, e hoje entrega conteúdo de qualidade de várias formas”, afirma o diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi.
“O especial une o talento de jornalistas, designers gráficos, social medias e profissionais de vídeo em um trabalho que vai ficar para a história da cidade”, completa.
Preservação da memória
Produzidos pelo jornalista Luiz Antonello, com imagens de Tiago Schumacher e edição de Diego Martins, os webdocumentários aprofundam a história de 12 templos que fazem parte do cotidiano dos moradores de Guabiruba.
“Foi uma honra poder conversar e escutar pessoas que diariamente fazem a história dessas igrejas acontecer. São histórias de muitos anos, que muitas vezes, ficam só na memória e agora estão reunidas nesta obra, que mostra de uma maneira muito singela a devoção do povo de Guabiruba”, destaca Luiz.
No total, 30 pessoas que acompanharam de alguma forma o início de cada igreja na comunidade ou participaram dos seus primeiros anos, contam suas memórias em mais de 30 horas de captação de imagens, realizadas entre os meses de abril e maio. A fé e devoção que foram os combustíveis para a criação e construção de cada uma das 12 igrejas retratadas são o ponto principal dos webdocumentários inéditos.
“São falas de fé e devoção, que resultam na dedicação de muitas mãos para manter a religiosidade de Guabiruba viva de geração em geração”, ressalta Luiz.
As igrejas
Estão retratadas nos webdocumentários as sete igrejas católicas de Guabiruba: Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Capela São Pedro Apóstolo; Capela Sagrado Coração de Jesus; Capela Imaculada Conceição; Capela Nossa Senhora Aparecida; Capela São Cristóvão e Capela São Vendelino.
Também fazem parte do especial as Igrejas Adventistas do Sétimo Dia do Lageado Baixo e do Centro; as comunidades luteranas do Holstein e da Lorena e a Igreja Assembleia de Deus.
Assista
Os 12 webdocumentários estarão disponíveis a partir deste sábado, de 10 junho, aniversário de Guabiruba em omunicipio.com.br/templosdeguabiruba e também no Youtube do jornal O Município.
Um vídeo por semana também será divulgado no Instagram, Facebook e TikTok do jornal.