Tenda de Escritores Brusquenses reúne obras de todos os autores da cidade
Iniciativa integra Festa Literária de Brusque, que segue até este sábado
Iniciativa integra Festa Literária de Brusque, que segue até este sábado
São romances, poesias, livros infantis, até histórias daqui. Durante a Festa Literária de Brusque, que segue até este sábado, 14, é possível encontrar um estande especialmente dedicado aos escritores locais. É a Tenda de Escritores Brusquenses, que reúne obras de todos os autores da cidade.
De acordo com o escritor e também presidente da Associação Brusquense de Escritores, Celso Deucher, de 52 anos, a iniciativa é uma vitória para o município, pois é a primeira vez que são reunidos todos os escritores que lançaram obras publicamente, em um só local.
Deucher conta que é possível encontrar 386 obras de escritores da região no estande. Os valores variam de R$ 5 até R$ 100 por livro.
É a primeira vez que a escritora brusquense Maria Teresinha Debatin, 63, vem participar, pois mora em Florianópolis. Para ela, o evento, que substitui a Feira do Livro, é uma grande oportunidade de reunir pessoas, trazer adultos e crianças. “Brusque também escreve e muitos não têm noção disso”, conta.
A Tenda de Escritores Brusquenses é de responsabilidade do Museu Casa de Brusque, sob a coordenação da historiadora Luciana Pasa Tomasi. Por lá, as obras são comercializadas e parte da renda será revertida para manutenção do museu. Portanto, a cada livro vendido, os escritores doarão 30% do preço de capa para a instituição.
O historiador da Casa de Brusque, Aldonei da Silva Lopes, 62, também disponibiliza obra para compor a tenda. “É um espaço que atrai as pessoas das novidades, e nós, como autores, não ficamos de fora”, diz.
Na organização, estão também a Academia de Letras do Brasil – Seccional Brusque e a Associação Brusquense de Escritores.
Enquanto visitava a tenda, a dentista Sônia Schindler, 57, olhava os livros com grande interesse. Ela conta que é viciada em literatura. “Nem sabia que tínhamos tantos talentos. A leitura tem que ser incentivada”, destaca.
A Festa Literária de Brusque ocorre no palco principal da Fundação Cultural, situada na praça da Cidadania, em frente ao Terminal Urbano.
Além dos livros a venda, o local também proporciona aos visitantes uma exposição de livros antigos da cidade. Estes, não estão à venda, porém é possível encontrar publicações desde 1879.
O visitante também encontrará a Mostra Fotográfica Brusque Berço da Imigração Polonesa no Brasil. São fotos raras e informações históricas sobre o tema, disponíveis a partir de um livro lançado por Deucher.