Terceira etapa do PAC Macrodrenagem do Centro deve ser finalizada no começo de agosto
Obra inclui drenagem, confecção de novas bocas de lobo e revitalização dos passeios
Obra inclui drenagem, confecção de novas bocas de lobo e revitalização dos passeios
A terceira fase da obra de macrodrenagem Bacia Felipe Schmidt/João Bauer, no Centro de Brusque, deverá ser finalizada no início de agosto. A obra, que iniciou no dia 5 deste mês, compreende a implantação de tubos de 1,50 metro de diâmetro numa extensão de 140 metros que vai da avenida das Comunidades até a rua Ernesto Ulber, ao lado do Banco do Brasil, e é financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Leia também: Youtubers de Brusque falam sobre experiência na produção de vídeos
O secretário de Obras, Carlos Henrique Beuting, diz que nesta etapa está sendo feita a drenagem, confecção de novas bocas de lobo, repavimentação da via e revitalização dos passeios. Ele avalia que o andamento da obra está dentro do cronograma e que ela deverá ser entregue à comunidade no prazo estipulado, exceto se as condições climáticas atrapalharem.
O objetivo principal das obras é pôr fim aos alagamentos na área central de Brusque. Por isso, junto à colocação de novos tubos, serão construídas quatro caixas de inspeção e limpeza. A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brusque (Samae) também fará algumas intervenções com a substituição da rede de água, de 32mm por 60mm em PVC.
Trânsito
Devido à obra, os motoristas precisam redobrar a atenção. A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) disponibiliza placas de sinalização e nos horários de pico os agentes da Guarda de Trânsito de Brusque controlam a passagem de veículos. Uma pista da avenida das Comunidades sentido Centro ao bairro permanece interditada até as proximidades do Banco do Brasil. A travessa Moritz Lehmann, ao lado do Centro Evangélico, e a rua Ernesto Ulber, ao lado do Banco do Brasil, estão com o sentido de circulação invertido.
Já os motoristas que precisarem se deslocar da avenida Monte Castelo em direção à rua Padre Gatone, ao lado da Igreja Matriz e à avenida Cônsul Carlos Renaux, tem o acesso liberado.
Etapas da obra
O investimento total das três etapas da obra da Bacia Felipe Schmidt/João Bauer é de R$ 2 milhões. Na primeira fase – que iniciou na cabeceira da ponte ponte estaiada Irineu Bornhausen e foi até o fim da rua Conselheiro Rui Barbosa – foram implantadas galerias de 2 metros por 1,5m, feita a repavimentação da via e a revitalização dos passeios.
A segunda etapa – da rua Adriano Schaefer até a avenida das Comunidades – começou em maio e recebeu a implantação das galerias e de uma caixa coletora, que captará toda a água que vem para o Centro. Também foi trocada a tubulação, permitindo o dobro da vazão.