Localizado no bairro Santa Terezinha, o atelier Tere Trajes Típicos é muito conhecido na região quando o assunto é roupa para festas alemãs, como Fenarreco e Oktoberfest, e festas juninas. A proprietária Tereza Luiza Bianchi, conhecida como Tere, tem mais de 20 anos de experiência na fabricação de trajes. Ela possuía uma loja no bairro, onde vendia diversas roupas e os trajes típicos. Mas há dois anos decidiu investir seu tempo apenas na produção das vestimentas, agora no 2° piso da loja loja Jad Modas e Variedades, antiga Tere Modas.
Atelier brusquense produz trajes típicos e vende para todo Brasil
Clientes encontram peças do tamanho 2 ao 52, além de acessórios para compor a vestimenta
Tere explica que a motivação para criar o negócio foi uma oportunidade no mercado, que há 20 anos era escasso. “Eu vi uma oportunidade de ampliar o meu negócio. Eu já costurava e já tinha a loja”, explica. “Para mim é um passatempo, amo estar em contato com as pessoas ”, diz a proprietária.
As peças, disponíveis a pronta entrega, são produzidas com a modelagem tradicional da Alemanha. O atelier preza pela qualidade dos tecidos e aviamentos utilizados na confecção das peças. A diferença é notada pelos clientes que comparam as roupas produzidas por Tere com as demais. Além disso, o preço das peças também é um atrativo.
Tere trabalha com trajes típicos infantis e adultos para o público feminino e masculino. Os tamanhos vão do 2 ao 52. Caso seja necessário pequenos ajustes no traje para que se molde conforme o corpo do cliente, ela faz com bom gosto.
Os trajes são feitos com camurça, tricoline, veludo molhado, sarja, entre outros. Todos os anos o atelier procura rendas novas e que estão em alta. As cores mais trabalhadas são as tradicionais: preto, vermelho, verde e marrom, mas também trabalha com cores diversas como azul, bordô , entre outras . “As peças são de ótima qualidade com lindos acabamentos como rendas em guipir , fitilhos , bordados, etc …” , garante Tere.
Além de confeccionar diversos modelos dos tradicionais trajes alemães, a loja também oferece acessórios como tiaras , chapéus e meias. “Eles saem com o traje completo”, afirma.
Segundo ela, o forte do seu atelier é o famoso “boca a boca” , muito indicada por seus já clientes e também muito indicada pelos lojistas dos shoppings que recebem pessoas de todo Brasil, localizados no mesmo bairro aonde reside. Apesar de que este ano, também implantou redes sociais como Facebook, Instagram e whatsapp . “Agora será muito mais fácil nos contactar e adquirir nossos Trajes ”, atingindo assim ainda mais cidades da nossa região e outros estados.
O atelier atende em horário comercial, mas também é possível agendar um horário com Tere.
Tere diz que a procura pelas vestimentas cresce a partir de agosto e segue até os últimos dias das festas alemãs. “Temos movimento até os últimos dias das festas de outubro ”. No entanto, a produção das roupas ocorre durante todo o ano para garantir que haverá estoque.
Venda online
O atelier de Brusque vende para todo o Brasil. Como São Paulo por exemplo , que também tem festas alemãs, muitas pessoas do estado entram em contato com a loja para comprar os trajes. Por esse motivo, o atelier realiza vendas online e neste ano trabalhará com cartão de crédito para facilitar os pagamentos.
“Muita gente compra, mostra para alguém e depois eles entram em contato para pedir outras peças”, ressalta.