Thiago Alagoano ultrapassa Edu e pode ser artilheiro do Brusque por dois anos seguidos
Reizinho já acumula 60 jogos e 28 gols pelo quadricolor
Com o gol marcado nos primeiros instantes da partida contra o Ypiranga (RS), no último domingo, 11, o meia Thiago Alagoano ultrapassou o atacante Edu na artilharia do Brusque em 2020, com 13 gols, um a mais do que seu colega de equipe. O Reizinho, como foi apelidado por clube e torcida, já acumula, desde sua estreia pelo Marreco, 28 gols em 60 partidas, uma média de 0,47 por jogo.
Thiago Alagoano chegou ao Brusque em 24 de abril de 2019, para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Estreou em 6 de maio, marcando o gol da vitória sobre o Boavista (RJ) por 2 1, primeiro jogo do Marreco na campanha do título. Foi o vice-artilheiro da Série D, com oito gols (ao lado de Hamilton e Mateus Oliveira, do Manaus, e Gui Mendes, do Ituano). Na Copa Santa Catarina, marcou sete vezes.
Em 2020, a veia goleadora do jogador de 31 anos continuou forte. Foi vice-artilheiro do Catarinense, com seis gols; artilheiro do Brusque na Copa do Brasil, com três gols; e, até a 10ª rodada da Série C, é o principal goleador da equipe.
Um dos fatores para este grande momento na carreira do meia é a ausência de lesões graves que o impedissem de estar em campo. O meia só esteve ausente de três jogos: Figueirense 1×0 Brusque, Boa Esporte 0x1 Brusque e Ceará 5×1 Brusque.
Todos foram realizados em 2020. Nos dois primeiros, ele foi poupado, e o quadricolor entrou com time reserva ou misto. No outro, estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. São 29 jogos disputados no ano, marca ainda não alcançada por outro jogador do elenco.
Em 2020, o Reizinho passou por um jejum de gols que durou 10 jogos, coincidindo com a lesão de Edu. Depois de marcar o gol da vitória sobre o Ypiranga na estreia da Série C, em 8 de agosto, só balançou as redes em 27 de setembro, no empate em 2 a 2 com o Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
Ao ultrapassar Edu, que marcou 12 gols em 17 jogos e só volta a jogar em 2021, Thiago Alagoano dificilmente perderá o posto de artilheiro da temporada. Na “concorrência”, quem chega mais perto é Marco Antônio, atualmente lesionado, com quatro gols em 2020.
Thiago Alagoano em números
Os melhores gols
A pedido de O Município, o próprio Thiago Alagoano escolheu seus cinco gols preferidos pelo Brusque. Curiosamente, todos foram marcados fora de casa.
1 – Manaus 2×2 Brusque (5×6 pên.) – 18/08/2019
O Manaus estava a poucos minutos de conquistar a Série D, vencendo o Brusque por 2 a 1 na grande final. Para o choque do público recorde na Arena da Amazônia, após a zaga do Gavião afastar o cruzamento de Leílson, Gama mandou um tiro de fora da área. A bola rasteira encontrou Thiago Alagoano, que dominou e estufou as redes aos 37 da segunda etapa. O resto é história.
2 – Avaí 0x1 Brusque – 30/01/2020
Aos 40 do segundo tempo, Após rápido ataque pela direita, Thiago Alagoano recebeu cruzamento rasteiro e mandou de primeira para marcar o gol da vitória, na terceira rodada do Catarinense.
3 – Chapecoense 0x1 Brusque – 02/02/2020
Na rodada seguinte, o Reizinho marcou o gol da vitória sobre a Chape aos 32 da primeira etapa. Após contra-ataque fulminante iniciado por Marco Antônio, Edu fez lindo lançamento para o camisa 10. Ele teve frieza para finalizar na saída do goleiro e correr para o abraço.
4 – Volta Redonda 2×2 Brusque – 27/09/2020
Lance parecido com o gol contra a Chapecoense. Em contra-ataque rápido, o camisa 10 quadricolor recebeu belo passe e, cara a cara com o goleiro, mandou pro gol. Era a virada daquela eletrizante partida, que ainda terminaria empatada.
5 – Joinville 0x1 Brusque – 09/07/2020
No primeiro jogo durante a pandemia de Covid-19, a ida das quartas de final do Catarinense. Marco Antônio cruzou pela direita, Edu subiu bem para cabecear, Dalberson fez ótima defesa. No rebote, havia Thiago Alagoano, que, quase sem ângulo, mandou pro fundo do gol.