Time completo: saiba como vem o Brusque no Football Manager 2022; veja imagens
Clube tem todos os 37 jogadores do elenco, e detalhes de diretoria e história; Carlos Renaux também está presente
Clube tem todos os 37 jogadores do elenco, e detalhes de diretoria e história; Carlos Renaux também está presente
Assim como outras dezenas de milhares de clubes, o Brusque está presente no game Football Manager 2022 (FM 2022), repleto de detalhes: de lista de títulos a membros de diretoria e comissão técnica, além do elenco completo e atualizado. A versão beta do jogo foi lançada na quinta-feira, 21 de outubro, para PC e Mac. O lançamento de fato, com os programas editores inclusos, será feito em 9 de novembro, em versão também para o XBox e para Android e iOS.
Por questões de licenciamento dos clubes brasileiros, o FM 2022 não está disponível para venda no Brasil, assim como ocorre desde 2017. Para ter acesso ao jogo, é possível comprar em lojas online confiáveis para receber via Steam ou Epic Games.
E, por conta deste licenciamento, o Brusque e os demais clubes brasileiros sequer têm cores e nomes reais. São nomes de três letras, mas os elencos são verdadeiros, com dados atualizados nas competições jogáveis. A base de dados do jogo contém os nomes e cores corretos dos clubes das Séries A, B e C, ainda que, na versão lançada oficialmente, estejam ocultos.
O Football Manager é um simulador de gestão de futebol, no qual o jogador assume o papel de um técnico/gerente. É possível administrar treinamentos, transferências, comparecer a coletivas de imprensa, interagir com atletas e comissão técnica, controlar o ambiente no vestiário, entre diversos outros aspectos.
O Brusque começa o jogo com os 37 jogadores do elenco atual, além dos volantes Ruan, que tem contrato com o clube até o fim de novembro, e Tinga, emprestado ao Botafogo-PB até o fim de seu vínculo com o quadricolor, também no fim de novembro.
Também consta na base de dados os principais dirigentes do clube, como Danilo Rezini, Carlos Beuting e André Rezini, além de membros da comissão técnica, como Waguinho Dias, Teco, Márcio Quevedo, Lamil Valêncio, George Castilhos, Gustavo Chenci e o médico Lucas Bremm.
As finanças do Brusque aparecem em bom estado, mas com orçamentos de folha salarial e transferências bastante limitados. Quanto às táticas, o treinador é aconselhado a usar modelos baseados em controle de posse de bola e na chamada “pressão pós-perda”, buscando retomar a posse ainda no campo de ataque.
O FM preza pelo realismo e pela enormidade de dados, ligas, clubes, jogadores e demais pessoas ligadas ao futebol que estão presentes no clube. No entanto, assim como no FM 2021, a edição de 2022 não terá a presença da Covid-19 desfalcando as equipes. De acordo com a Sports Interactive, produtora do jogo, isto é, de certa forma, como um escape da realidade. As finanças dos clubes serão afetadas pela pandemia, mas as partidas têm público normal e a doença não está presente no jogo.
A base de dados do Football Manager é enorme, e o jogo é utilizado até mesmo por clubes de verdade para a observação de jogadores. O atual técnico do Manchester United, Ole Gunnar Solskjaer, elogiou o game em 2013, em entrevista ao jornal norueguês Dagbladet. Ele afirmou que aprendeu “muito sobre futebol e jogadores, especialmente sobre jovens talentos.”
Washington
Palmito
Cláudio Freitas
Zé Carlos
Ianson
Cleyton
Neguete
Polaco
Robinho
Alexandre Marasca
Rafael Xavier
Jerson Testoni
Waguinho Dias
Thiago Alagoano
Júnior Pirambu
Dida
O Vovô também tem estado presente na base de dados das edições mais recentes. Contudo, não é uma equipe jogável, por não estar das três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, e não tem o mesmo nível de detalhe do Brusque. São listados os títulos catarinenses de 1950 e 1953.
Alguns atletas do Carlos Renaux que participaram da campanha da Série B do Catarinense aparecem quando se inicia um jogo incluindo jogadores das divisões inferiores do Brasil. É o caso de Siri, Vini Demmer, Prado, Otávio e Vinícius Cima. Na diretoria, estão inclusos Altair Heck, o Taico, e Renato Petruschky, o Tato, como dirigentes. Na comissão técnica, além do treinador Paulo Massaro, estão Luizão, Rodrigo da Silva, Oclébio e Lucas Duarte.
De qualquer forma, será possível comandar o Carlos Renaux no Football Manager a partir de 9 de novembro. Com o programa editor, o clube pode ser inserido em qualquer divisão jogável antes de iniciar uma nova empreitada.
O Brusque teve, em 2021, sua estreia no game Pro Evolution Soccer, e estará em atualizações futuras do eFootball 2022, sequência da franquia.