X
X

Buscar

Tire suas dúvidas: saiba como votar nas eleições 2020

Obrigatoriedade da biometria foi suspensa pelo TSE por causa da pandemia

O pleito de 2020 será bem diferentes por causa da pandemia de Covid-19. Desde a mudança de data das eleições, que culminou na diminuição do tempo de campanha, o que aumenta as dúvidas para o eleitor em relação a como votar nas eleições deste ano.

Documentos para votar

É necessário apenas um documento oficial com foto – carteira de identidade, de motorista, passaporte, e-título etc. Certidão de nascimento e de casamento não são válidos.

Votar sem título

Não é necessário apresentar o título de eleitor para votar, mas é importante, porém, levá-lo para que a pessoa possa conferir qual sua zona eleitoral. Além disso, a pessoa pode entrar com uma “colinha” com os números dos candidatos anotado.

O que é o e-título?

O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza o e-título, versão digital do título de eleitor disponível para celulares IOS e Android. Com ele, a pessoa tem acesso rápido às informações cadastradas. Ele pode ser apresentado com substituto do documento oficial com foto no dia da eleição.

Quem não fez biometria pode votar?

Para as eleições de 2020, não é necessário ter a biometria para votar. Em Brusque, Guabiruba e Botuverá, a biometria era obrigatória até abril, mas a justiça suspendeu a medida por causa da pandemia. Para 2022, isto deve ser revertido novamente.

Preciso usar máscara para votar?

Sim. Por causa da pandemia, o uso da máscara será obrigatório para as eleições 2020. Eleitores sem máscara não vão poder acessar a cabine de votação.

Além disso, álcool em gel será oferecido para os eleitores antes e depois da votação. Sinalização para que o distanciamento social seja mantido estarão espalhados em todas as zonas eleitorais. O TSE sugere que as pessoas levem canetas de casa para assinar o caderno de votação e evitar o manuseio coletivo do objeto.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar