X
X

Buscar

Tiro de Guerra auxiliará em desastres

Cem atiradores iniciaram o curso que visa capacitar agentes a agirem em situações de emergência

Na manhã de terça-feira, 16, os cem atiradores que integram o Tiro de Guerra 05-005 deram início ao curso preparatório do Núcleo de Defesa Civil (Nudec), que visa capacitar agentes a agirem em situações de emergência no município. As aulas acontecem durante três semanas, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, no 18º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Santa Terezinha.

Segundo o subtenente Renegildo Ângelo Marcon, comandante do TG, essa é a parte teórica do curso, que será ministrada pelos instrutores do TG e por profissionais da Defesa Civil. Depois que terminar essa preparação, iniciam a parte prática da instrução. A data para esse treinamento ainda será definida.

“Essa é uma parte muito importante para a formação dos nossos soldados, que poderão auxiliar o trabalho da Defesa Civil caso haja alguma catástrofe natural, como enchentes, temporais e deslizamentos de terra. Tanto na prevenção de acidentes como no resgate de vítimas. A fase prática desse curso será feita, possivelmente, no rio Itajaí-Mirim”, conta o comandante.

Além da instrução com a Defesa Civil, os alunos do TG devem participar também nos próximos meses do exercício de tiro e do acampamento bivaque, onde os soldados passam a noite no meio da mata e fazem treinamento de sobrevivência na floresta. Inclusive, no último fim de semana, três atiradores do TG fizeram um treinamento parecido com este, um acampamento de sobrevivência em Navegantes.