X
X

Buscar

Tiro de Guerra convoca ex-atiradores de Brusque para exercício militar

Quem serviu no TG-005 de 2011 em diante terá de comparecer à unidade e poderá ser selecionado para operação

Os reservistas que serviram no Tiro de Guerra 005, de Brusque, de 2011 para cá devem se apresentar na unidade para participarem da seleção para um exercício militar. A atividade é realizada periodicamente pelo país, e em 2016 será na região do 23º Batalhão de Infantaria, de Blumenau, ao qual o TG-005 está vinculado.

O subtenente Tomaz Jacinto Rodrigues, chefe do Tiro de Guerra, explica que o exercício militar de reservistas é atividade normal que fica sob cargo do Comando de Operações Terrestres (Coter), em Brasília. O Coter faz uma programação estratégica e reveza as regiões do país para as operações.

Segundo o subtenente, o último exercício com reservistas ocorreu em Ponta Grossa (PR). Os atiradores que serviram de 2011 para cá passarão por uma inspeção de condições de saúde e entrevista, para ver se são voluntários para participar. De acordo com o subtenente Rodrigues, serão selecionados 142 pessoas.

Esses reservistas formarão uma companhia no 23º BI, em Blumenau, e serão reincorporados ao Exército Brasileiro. Eles vão receber farda, arma e todo o aparato militar. A previsão é de que eles fiquem mobilizados com as tropas entre 31 de outubro e 11 de novembro.

Os militares do batalhão do Exército irão passar por treinamento e participarão da operação, que deve ser realizada no Porto de Itajaí. Após o dia 11, os militares voltarão para a reserva.

O subtenente Rodrigues explica que os reservistas que forem selecionados para o exercício estarão, automaticamente, dispensados dos empregos deles. A participação está prevista em lei, a qual obriga as empresas a liberarem o funcionários sem ônus.

O reservista que participar da operação receberá do Exército um valor proporcional ao número de dias como militar.

Boatos

Os boatos com a mobilização de reservistas na região de Blumenau já se espalham pela internet e pelos aplicativos. O subtenente Rodrigues avalia que já era esperada uma reação do tipo, pois não é comum esse tipo de exercício com reservistas na região.

O chefe do TG-005 esclarece que não há convocação, no sentido de uma operação militar, mas apenas a seleção dos reservistas para o exercício, que é periódico e normal da rotina do Exército Brasileiro.

Calendário

O chefe do TG-005 destaca que os ex-atiradores não devem procurar a unidade antes dos dias indicados, pois a seleção, entrevista e demais procedimentos serão feitos pelo 23º BI. O pessoal de Blumenau virá a Brusque apenas nos dias indicados (veja no detalhe).