Tiro de Guerra de Brusque realiza campanha para doação de sangue
Iniciativa ocorreu nesta quarta-feira e etapas seguintes serão agendadas com Hemosc
Iniciativa ocorreu nesta quarta-feira e etapas seguintes serão agendadas com Hemosc
O Tiro de Guerra 05-005, de Brusque, promoveu nesta quarta-feira, 8, a campanha Ajudar está no nosso Sangue, com objetivo de contribuir com a reposição do estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, no Hemosc de Blumenau.
Além disso, a ação ocorreu para estimular os atiradores a doarem sangue voluntariamente. Nesta primeira etapa, 18 atiradores e os dois instrutores foram voluntários para doação, sendo conduzidos pelo transporte cedido pela Secretaria de Saúde de Brusque. As etapas seguintes serão agendadas nos próximos dias com o Hemosc.
Os militares continuam sendo estimulados a serem doadores, afinal essa é uma prática rotineira e bastante incentivada nas Organizações Militares.
Os hemocentros brasileiros recorrem à voluntariedade de integrantes de unidades militares de norte a sul, em várias épocas do ano, para manter seus bancos de sangue em um nível adequado às suas necessidades.
Doar sangue é um processo rápido e seguro. Não há contato com nenhum tipo de sangue, nem de material utilizado por outros doadores durante a doação. Para ser doador e dar essa mostra de amor ao próximo, é preciso cumprir requisitos básicos:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, ambos portando documento oficial);
– Ter idade máxima de 60 anos, 11 meses e 29 dias para a primeira doação;
– Pesar acima de 50 quilos (com desconto de vestimentas);
– Estar bem alimentado (alimentos leves e não ricos em gordura nas últimas 4 horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento emitido por órgão oficial com foto que permita a identificação;
– Estar saudável.