Tiro de Guerra de Brusque realiza cerimônia para celebrar Dia da Bandeira
Na oportunidade, os atiradores matriculados no corrente ano também realizaram o Juramento à Bandeira
O Tiro de Guerra de Brusque realizou na manhã desta quinta-feira, 19, no Pátio de Formaturas General Sampaio, uma cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira. Na solenidade, o monitor 71 Luís Fernando Heckert, escolhido como “Praça mais Distinta” do Tiro de Guerra, realizou o hasteamento no Pavilhão Nacional.
A Bandeira Nacional foi criada pelo decreto nº 4, no dia 19 de novembro de 1889, dias após a Proclamação da República. “Vê-la pairando majestosa e altaneira em todos os rincões do território nacional, assim como estampada nos uniformes dos Atiradores brusquenses, enche nossos corações de emoção e orgulho”, destaca a nota do Tiro de Guerra.
Os atiradores matriculados no corrente ano também realizaram o Juramento à Bandeira, ato solene e significativo para o jovem militar, marcando de forma permanente um compromisso com a nação brasileira, a qual defenderá, se preciso for, com o “sacrifício da própria vida”.
Encerrando a atividade, o monitor Wesley Gandolphi Corrêa e os atiradores Eduardo José Elias e Mateus Henrique Góis Ignácio, que possuem reconhecida distinção e comportamento exemplar, realizaram a incineração das Bandeiras Nacionais julgadas inservíveis, pois, conforme previsto em lei nacional, é considerado manifestação de desrespeito à Bandeira, apresentá-la em mau estado de conservação.