Brusque sofre terceira derrota consecutiva e dorme na beira do Z-4
Quadricolor chega a três jogos sem balançar as redes e ainda pode terminar rodada na zona da degola
Quadricolor chega a três jogos sem balançar as redes e ainda pode terminar rodada na zona da degola
O Brusque perdeu para o Tombense por 1 a 0 na noite desta terça-feira, 30, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG), pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em mais uma rodada de futebol pobre ofensivamente, os donos da casa marcaram o gol da vitória com Ciel, no primeiro tempo. Se o Guarani vencer o Vasco no jogo que começa às 19h desta quarta-feira, 31, o quadricolor cairá à 17ª posição, a primeira da zona de rebaixamento.
Foi a terceira derrota consecutiva do Brusque. Uma sequência do tipo não acontecia desde julho de 2021, quando o Brusque perdeu para Guarani (fora), CSA (casa) e Remo (fora), pela Série B. São três jogos sem balançar as redes, o que não era visto desde a sequência de seis partidas entre 19 de agosto e 17 de setembro de 2021 (cinco sob o comando de Jerson Testoni e um com Waguinho Dias).
A partida também marcou o retorno de Ianson aos gramados, depois de seis meses. Seu último jogo havia sido Joinville 1×3 Brusque, pelo Catarinense. Durante este período, ele esteve se recuperando de lesão no joelho e esteve presente como opção no banco.
Este foi o 100º jogo do estádio Soares de Azevedo, que pertence ao Nacional Atlético Clube e foi inaugurado em 2014. Com a vitória sobre o quadricolor, o Tombense segue invicto como mandante nesta Série B, com oito vitórias e seis empates.
O primeiro tempo teve poucas finalizações, com equilíbrio entre as equipes e pouca criatividade. Brusque e Tombense revezaram o controle do jogo com frequência, em que tentaram manter a bola no campo ofensivo, mas sem muitas finalizações.
Uma boa chance do Tombense foi obtida aos 18. Após bola recuperada no meio-campo, o time avançou e a bola chegou a Ciel, que chegou chutando de pé esquerdo. A bola bateu do lado de fora da rede.
Curiosamente, as duas melhores chances do jogo até o gol foram criadas por Gabriel Taliari. O meia começou muito bem a partida, brigando no meio-campo e fazendo bons passes. Aos 13, ele serviu Alex Ruan na área em bonito lance. O lateral esquerdo encheu o pé, mas a bola foi muito próxima ao goleiro Felipe Garcia, que conseguiu defender.
Aos 40, Taliari tentou uma invertida, para o lado direito, mas o lance serviu como um lançamento para Jean Lucas. O jogador do Tombense fez o passe para o meio, e Nenê Bonilha chegou chutando firme, mas a bola subiu demais, para sorte do quadricolor.
De qualquer forma, o Brusque não fez muito mais no primeiro tempo, com exceção a um chute de longe de Alex Sandro, aos 19, após bola ganha por Taliari na intermediária. O disparo fez a curva para fora e saiu em tiro de meta, sem perigo.
O Tombense teve boa chance aos 42. Jean Lucas mandou uma bomba de longe, e Jordan fez a defesa espalmando-a para o lado. E o placar foi aberto aos 45. Após levantamento pela direita, Ciel subiu sozinho na entrada da pequena área e cabeceou, tirando do alcance de Jordan. O atacante de 40 anos marcou, assim, seu oitavo gol na Série B, encerrando um jejum que durava cinco partidas.
Durante o segundo tempo, o Tombense aguardava uma chance de contra-ataque para matar o jogo, e o Brusque tentava o gol de empate, mas não conseguia sufocar o adversário.
Aos nove, em sobra na entrada da área, foi feito um lançamento a Crislan. Em posição legal, ele tentou se jogar para finalizar de primeira com a perna esquerda, mas a bola foi para fora, à direita de Felipe Garcia.
Aos 16, o Brusque teve enorme chance para empatar. Alex Sandro fez belo lançamento ao segundo poste. Paulo Baya atacou o espaço, mas, já na pequena área, conseguiu mandar por cima do gol, no chute de primeira. Aos 23, Baya teve bom momento, emendando de primeira uma bola que sobrou na meia-lua. O chute foi forte, mas a bola saiu próxima, à direita do goleiro.
O tempo passava, e o Brusque ficava mais cansado e mais apático, errando passes e levando menos perigo ao gol do Tombense. Aos 38, Paulo Baya cobrou falta de longa distância e a bola caiu tarde demais, passando por cima do gol. Aos 41, o Tombense ainda teve um ataque com boa troca de passes, mas uma má finalização de Renatinho, dentro da área. O chute fraco, de primeira, mandou a bola para fora.
Aos 49, Rodolfo Potiguar lançou Patrick na área. O centroavante dominou no peito e encheu o pé. Felipe Garcia defendeu bem, fechando o ângulo. Na sobra, Rodrigo cabeceou para afastar o perigo e mandar para um escanteio, que não foi aproveitado.
O Brusque recebe o Vasco em partida que começa às 16h30 deste sábado, 3, no estádio Augusto Bauer. Às 19h do mesmo dia, o Tombense enfrenta o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Campeonato Brasileiro – Série B
27ª rodada
Terça-feira, 30 de agosto de 2022
Estádio Soares de Azevedo, Muriaé (MG)
Tombense: Felipe Garcia; David, Ednei, Roger, Emerson Barbosa (Diego Ferreira); Guilherme Rend (Rodrigo), Zé Ricardo; Nenê Bonilha (Bruno Mota), Jean Lucas (Gabriel Lima), Everton (Renatinho); Ciel.
Técnico: Bruno Pivetti
Brusque: Jordan; Zé Mateus (Crislan), Ianson, Éverton Alemão, Alex Ruan; Trindade (Patrick), Rodolfo Potiguar, Balotelli (Paulo Baya); Gabriel Taliari (Jailson); Alex Sandro (Luiz Antônio) e Franklin Mascote.
Técnico: Luan Carlos
Trio de arbitragem (PE): Rodrigo José Pereira de Lima, auxiliado por Francisco Chaves Bezerra Junior e Karla Renata Cavalcanti de Santana.
Árbitro de vídeo (RJ): Rodrigo Nunes de Sá (FIFA)