“Tour da rejeição”: Lula fará campanha no Sul e Bolsonaro no Nordeste
Tour da rejeição 1 Alguém andou dando uma definição muito boa para a campanha de Lula e Bolsonaro por estes dias: “tour da rejeição”. Lula está vindo para o Sul, incluindo SC, domingo, e Bolsonaro indo para o Nordeste. Duas regiões onde enfrentam mais resistência. Os dois com conversa azeitada para convencer mulheres, católicos, evangélicos… […]
Tour da rejeição 1
Alguém andou dando uma definição muito boa para a campanha de Lula e Bolsonaro por estes dias: “tour da rejeição”. Lula está vindo para o Sul, incluindo SC, domingo, e Bolsonaro indo para o Nordeste. Duas regiões onde enfrentam mais resistência. Os dois com conversa azeitada para convencer mulheres, católicos, evangélicos…
Tour da rejeição 2
Em SC, onde Bolsonaro tem 50% e Lula 25%, conforme Ipec de 22 de agosto, o PT pretende reduzir a vantagem do presidente ao tentar colar a pecha que o atual chefe do Planalto não gosta do Estado e que só pisa aqui para passar férias, andar de jet ski e fazer motociatas. O argumento da campanha de Lula é que o presidente não inaugurou obras com recursos do governo federal no Estado. Pensando bem…
Alarmante
Realmente de alarmar a redução dos índices de vacinação em SC neste ano comparativamente a 2016. A poliomelite, por exemplo, passou de 92,65% para os atuais 69,88%. Gravidade semelhante há para as vacinas BCG (61,25%), rotavírus (69,65%), pentavalente (70,66%), tríplice viral (71,63%), tetravalente 60,81%), meningite C (70,94%), pneumonia (72,63%), hepatite A (67,02%) e febre amarela (59,57%). Há seis anos, a maior parte delas contavam com taxas superiores a 90%. A lamentar que um dos motivos principais é a disseminação de notícias falsas.
Vivo
Houve certa correria entre seus parentes, em Concórdia, mas foi notícia falsa. A Vozes, editora do notável ex-frei, filósofo, professor e teólogo Leonardo Boff, 83 anos, correu para desmentir sua morte. Está vivíssimo e não tem problemas de saúde.
Gozação
Estão fazendo pilhéria de Bolsonaro porque, em Londres, para o funeral da rainha, não poderá fazer motociata. Terá que pegar ônibus especial destinado às autoridades estrangeiras.
Dando pauta
Impressiona como os bolsonaristas dão, diariamente, pauta – que em jornalismo significa assunto para reportagem, discussão ou debate – para adversários explorarem negativamente, assim, de graça. Foi o caso do tresloucado deputado que agrediu a jornalista Vera Magalhães. Anteontem, durante horas, foi assunto na Globo News e CNN Brasil. Pertinente, lógico, mas enjoado e excessivo.
Sem censura
A Justiça Eleitoral liberou a veiculação da propaganda eleitoral que aborda as “aventuras” do candidato a governador Gean Loureiro (União), quando prefeito de Florianópolis, como uma viagem à Cancún durante o pico da pandemia e um vídeo fazendo sexo com uma servidora na Prefeitura. Quando ao filme, o que chama a atenção foi a alegação dada: que o conteúdo era impróprio para ser veiculado durante o dia na televisão.
Segurança
A segurança de Lula na visita a Florianópolis é invejável. A Polícia Federal vai fazer uso de sua unidade de elite, treinada para situações de alto risco, que inclui ainda o uso de drones e escalação de atiradores (snipers) em pontos estratégicos.
Passeio
Quem ainda não foi deve conhecer o que é o belo passeio turístico ferroviário – como acontece neste domingo – entre Tubarão e Laguna, promovido pelo Museu Ferroviário de Tubarão. Custa R$ 70 para crianças e R$ 100 para adultos, com direito a degustações a bordo.
Hostilidade
Não surpreende notícia da “Folha de S. Paulo” de que equipes de sua empresa de pesquisas, o Datafolha, tem sido alvo de hostilidade quando estão fazendo pesquisas eleitorais. Como dissociar o jornal, compulsivamente contra o governo, da isenção do seu instituto? Dize-me com quem andas…
Olodum & Bolshoi
O famoso grupo Olodum, de Salvador, que instalou uma unidade em Florianópolis, junto com a Escola do Balé Bolshoi de Joinville, reúne seus artistas para um espetáculo inédito e gratuito no trapiche da Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, neste sábado, às 16 horas.
Previdência
Informa a Superintendência de Seguros Privados (Susep), que a contratação de planos de previdência privada registrou um aumento de 10,8% entre catarinenses, gaúchos e paranaenses no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. O dado reflete o grande potencial do setor e a maior conscientização dos sulistas acerca da importância de se construir reservas para o futuro.