Tradição no município, 6ª Festa da Integração de Guabiruba reúne público fiel
Evento ocorre neste fim de semana no salão da capela São Cristóvão, bairro Aymoré
Neste fim de semana o salão de festas da capela São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba é palco para a 6ª Festa da Integração. O evento é uma tradição no município e faz parte da programação de aniversário da cidade, que no dia 10 de junho completa 57 anos.
Neste ano, a festa teve um novo modelo de organização. A Prefeitura de Guabiruba firmou uma parceria com a empresa Prisma Cultural, que ficou responsável pela produção do evento. “Esse ano estamos fazendo um piloto da festa, mas a gente já consegue fazer uma avaliação de sucesso da melhoria do layout, da melhoria das atrações artísticas”, avalia o diretor da Prisma, Sérgio Valle.
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, reforça que o objetivo da festa é valorizar todos os elementos culturais de Guabiruba. “O nome integração já traduz o que acontece na festa. São vários grupos envolvidos na organização. Ela sintetiza o que é Guabiruba. A festa nasceu com esse espírito de abrir um espaço onde todos possam se encontrar”.
A festa mantém um público fiel. Hugo Pavesi e Elisa Kormann, moradores de Guabiruba, chegaram na festa na manhã deste sábado, 1º, e pretendem ir embora só após o show da banda Vox 3.
O casal participa todos os anos. “A gente acha legal. Esse ano está mais organizado e bonito”, diz Elisa. “Se superou”, complementa Hugo.
Assim como o casal, o morador do bairro Aymoré, Charles Rodrigo Schaefer, também passou o dia na festa. Ele conta mora próximo ao salão São Cristóvão e foi a pé para o evento.
Schaefer diz que gosta bastante da culinária e de se divertir com os amigos. “Eu nunca peguei um ano tão animado”, comenta.
Expositores
A programação da Festa da Integração é bastante variada, mas alguns elementos chamam mais a atenção.
O Grupo das Crocheteiras de Guabiruba está participando pela primeira vez do evento, expondo os produtos criados na feira de artesanato.
A coordenadora do grupo, Edir Krempel, conta que está bem contente com a participação e que durante o sábado já vendeu alguns produtos. “Estão entrando e olhando bem”, diz. Além de vendas, ela também já recebeu duas novas integrantes para o grupo.
Alguns produtos como almofadas e potes foram feitos exclusivamente para a Festa da Integração. Também estão a venda sapatos de bebê, toalhas e até bonecas.
Marcia Bachega é artesã e está expondo peças feitas com biscuit. Tem caneta, chaveiro, personagens e até Pelznickel.
É a quarta vez que ela participa da feira na festa, junto com o Grupo de Artesanato de Guabirubense (Gruarte). “As vendas estão boas. Gosto muito de vir”, diz.
Além de feira de artesanato também há exposição de animais e venda de produtos locais, como chocolate, roupas, pão caseiro, queijos e hortaliças.
As apresentações musicais também estão presentes durante o evento para agitar o público. O último show deste sábado é com a Banda Vox 3, às 21h30. A festa continua neste domingo, 2. Confira a programação:
6ª FESTA DA INTEGRAÇÃO
2 DE JUNHO
8h45 – Trilha da Integração. Realização: Moto Clube Dragões da Trilha, Trilheiros Gaiola Clube e Jeep Clube Amigos da Trilha
9h – Desfile Alegórico da Festa da Integração
10h30 – Rodrigo Kormann Acústici
12h – Almoço com prato típico em prol da Apae
13h – Banda Das Lebenslied
14h30 – Show com a Banda A Cor do Sol
17h30 – Escolha da Realeza da 7ª Festa da Integração
19h30 – Show com Orquestra Camerata & Dazaranha