A Cervejaria Brusque, localizada no bairro Santa Terezinha, teve duas de suas amostras premiadas no Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau, em março deste ano. A Pilsen da marca conquistou a medalha de bronze, enquanto a Hop Lager brilhou com a medalha de ouro, sendo considerada a melhor do estilo no país.
Esta foi a segunda vez que a cervejaria, fundada em 2019, enviou amostras para o concurso mais concorrido do Brasil. Para os sócios proprietários brusquenses, Vitor Guilherme Ristow e Diego Custodio, a premiação acabou virando um marco na empresa. O desafio para o futuro agora é outro: tentar se manter no pódio nos próximos concursos e, quem sabe, conquistar novas medalhas em outros estilos.
“Enviamos sete estilos e quatro avançaram para as fases finais. Nossa Ipa não chegou ao pódio por pouco. Ganhar uma premiação como essa é fantástico. Mostra que estamos no caminho certo. Ter a terceira melhor Pilsen do Brasil e a melhor Hop Lager no catálogo é um feito inédito, especialmente para uma cervejaria brusquense. Queremos mostrar que a Cervejaria Brusque resgata a tradição com cervejas de qualidade, e que estamos construindo uma história de sucesso”, conta Vitor.
Qualidade e excelência
Feita por brusquenses, a cervejaria é conhecida pelo seu nível de excelência quando se fala de qualidade. Com todas as certificações necessárias ativas, a marca, apesar de nova, já começa a trilhar um caminho de reconhecimento no ramo cervejeiro.
“Nós somos de Brusque e conhecemos a exigência do público local. O Vale do Itajaí é uma terra de boas cervejas e isso serve de inspiração para nós. Também exploramos o Litoral catarinense e isso representa, por si só, o crescimento da cervejaria”, diz Diego.
Ambos os sócios realizam cursos de aperfeiçoamento com frequência. Na linha de produção, há inclusive um colaborador que também possui experiência como juiz em concursos. A busca não só pela qualidade, como também pela regularidade é um dos pontos-chave do sucesso da Cervejaria Brusque.
“Procuramos também pela diversidade. Já temos o nosso próprio gin e estamos desenvolvendo uma cerveja com baixo teor de glúten. Além da nossa qualidade, que já é conhecida e premiada, procuramos por novos caminhos e horizontes”, complementa Vitor.
Outro ponto interessante da marca é a possibilidade da instalação de equipamentos na residência do cliente. Parecido com uma câmara fria, o equipamento mantém o barril gelado, sem que ele perca as características da produção.
Espalhada no mapa
Atualmente, a marca produz onze estilos de cerveja: Pilsen, Hop Lager, Ipa, Chope de Vinho, Stout, Baltic Porter, Red Ale, Vienna, Weizenbock, Catharina Sour de Framboesa e a Catharina Sour de Frutas Vermelhas. As quatro primeiras não são sazonais e estão sempre disponíveis. Todas as cervejas podem ser consumidas no Deck 09, bar oficial da cervejaria.
“Estamos presentes em vários estabelecimentos, mas no Deck 09 elas estão disponíveis tanto para consumo quanto para retirada. Estamos felizes com a história que estamos construindo. Poder oferecer uma cerveja premiada a todos os brusquenses não tem preço”, conclui Diego.