Tradicional local de realização de retiros, Casa Padre Dehon completa 40 anos em Brusque

Casa se consolidou como ponto de referência importante para a fé católica no município

Tradicional local de realização de retiros, Casa Padre Dehon completa 40 anos em Brusque

Casa se consolidou como ponto de referência importante para a fé católica no município

A Casa Padre Dehon celebra em agosto 40 anos de fundação. Uma missa, presidida por Dom Murilo Krieger, hoje arcebispo de São Salvador da Bahia, foi realizada no dia 2. A celebração ocorreu em Ação de Graças pela marcante data para o centro de retiros.

Um dos responsáveis pela casa é o padre Anísio José Schwirkowski. Ele conta que o número 40 é ainda mais especial pelos significados ligados à Bíblia.

“40 dias do dilúvio, 40 anos do povo de Deus peregrinando no deserto, 40 dias que Jesus jejuou… Nós também utilizamos na linguagem corrente dizendo que a vida começa aos 40. Na verdade é para simbolizar um ciclo, uma chegada na maturidade. Percebemos que esta casa se consolidou num ponto de referência muito importante para pessoas que já participaram de algum encontro aqui e que tiveram a vida transformada”, destaca.

Dom Murilo Krieger presidiu a celebração do dia 2 | Foto: Daniel Mafra/Casa Dehon

Além de Anísio, outros três religiosos dehonianos trabalham na casa: padre Nivaldo Alves de Souza, padre Cláudio Márcio Piontkewicz e o irmão Ederson Krause. Cada religioso tem a sua função, e a estrutura também tem outros seis colaboradores para cuidar do jardim e de toda a estrutura composta por 54 quartos, auditório, capela, entre outros.

Primeiros passos

A construção de uma casa para retiros espirituais foi um sonho antigo dos religiosos dehonianos. Anísio conta que, na época, o superior provincial era o brusquense Dom Murilo Krieger. Toda a construção e estrutura foram montadas com a ajuda de benfeitores de toda a província, da Alemanha e também da Itália.

A casa foi nomeada em homenagem ao padre Dehon, porque são os sacerdotes do Coração de Jesus que administram todo o espaço.

João Leão Dehon foi um padre francês, com quatro doutorados, que fundou a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, em 1878. Ele era um homem preocupado com a espiritualidade e as necessidades do tempo, e esteve no Sul do Brasil, inclusive em Brusque, no ano de 1906. Ele faleceu em 1925, com fama de santidade.

Padre Dehon, que dá nome à casa, recebeu um busto em homenagem | Foto: Daniel Mafra/Casa Dehon

Ponto de encontro da fé

A maioria das atividades na Casa Dehon acontecem nos fins de semana, iniciando na quinta-feira, como Emaús, cursilho de Cristandade, movimento de Irmãos. Também são realizados retiros para empresários, catequistas e jovens. “O público é desta nossa região, mas acontece de vir também de outros lugares, estados diferentes, inclusive”.

Nesses 40 anos, a casa construiu uma tradição de receber líderes religiosos de várias regiões. A estrutura tem 4 mil metros quadrados e chegou a abrigar um seminário de padres durante 14 anos, entre 2011 e 2015.

Estrutura tem 4 mil metros quadrados | Foto: Marcelo Gouvêa/Arquivo O Município

Foi na Casa Padre Dehon que surgiu a música “Oração Pela Família”, que se tornou conhecida por todo o Brasil. O Padre Zezinho tinha o costume de pregar retiros para jovens no local uma vez por ano, na década de 1990. Depois de um retiro para casais, ele se inspirou para escrever a canção: “Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também”, diz um trecho.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo