Conheça a história da tradicional Loja Straetz, que comemora 80 anos em Brusque
Empreendimento foi fundado em 1942 pelo imigrante alemão Erich Strätz
Há 80 anos iniciava a história da tradicional loja Straetz Móveis e Decorações, no Centro de Brusque. Registros apontam que o empreendimento abriu em 1º de março de 1942 no mesmo lugar onde até atualmente funciona, na avenida Cônsul Carlos Renaux.
O empreendimento foi aberto pelo imigrante alemão Erich Strätz, que chegou a Brusque em 1907. Ele, que era casado com Jenny Tietzmann, participou ativamente no comércio e comunicação no município. Nos negócios, criou a tipografia e cartonagem Mercúrio, além dos jornais “Die Rundschau”, que circulou entre 1923 e 1937, além do anuário “Landwirtschaftliche Kalender”, de 1930 a 1938.
Inicialmente, o negócio era uma livraria. Porém, em 1943, sob a gestão do filho de Erich, Walter Strätz, a loja começou as atividades de papelaria, bazar, brinquedos, tipografia e cartonagem.
Na época, a gráfica Mercúrio foi vendida ao jornalista Wilson Santos e Walter ampliou o ramo de atuação da Straetz para o segmento de eletrodomésticos.
Em 1964, Walter Strätz casou-se com Zilmar Cabral Rebello, que passou a integrar a firma e marcou os anos em que participou da empresa. Em 1969, a loja abriu uma filial em Balneário Camboriú onde se manteve por 19 anos, até 1988.
Móveis e decoração
Em 1992, quando completou 50 anos, a comemoração foi registrada no jornal O Município Dia a Dia. “Comemorando garbosamente seu Jubileu de Ouro, todavia com o beneplácito de Deus, nossa empresa pretende progredir, na mesma perseverança, agora também com a colaboração dos filhos Valter Strätz Júnior e Letícia, formados em Direito e Administração”, comentou Walter, com orgulho, na publicação.
Para Zilmar, o grande desafio enfrentado na história do empreendimento foi a transformação da Straetz de uma loja de brinquedos e livraria para uma grande loja de móveis. “Foi um grande esforço do meu marido”, recorda.
Os filhos Valter e Letícia, netos de Erich e Jenny, impulsionam a transformação da empresa em uma loja especializada em móveis e decorações. Em 2007, Valter ampliou o setor moveleiro com a fabricação de móveis sob medida, ao fundar a Marcenaria Straetz.
Ao longo dos anos, o empreendimento tradicional da cidade mudou, mas continuou na mesma família, de geração em geração. Filha de Valter, Alice Cervi Strätz, de 23 anos, atua na empresa com os irmãos, Walter Strätz Neto, 20, e Marina Cervi Strätz, 15.
“Sinto-me muito feliz e orgulhosa pelo meu filho ter dado continuidade a este grande empreendimento familiar e, agora, com os meus netos juntos dele”, celebra Zilmar.
Portanto, de uma geração para outra, o foco do estabelecimento mudou. Conforme Alice, o avô dela já vendia móveis, além de outros produtos. “Mas foi a partir do meu pai e minha tia que focaram totalmente no segmento de móveis e decorações, nos anos 90. Na época do meu avô a loja vendia brinquedos, papelaria e instrumentos musicais. De vez em quando ainda vem alguém perguntando se vendemos instrumento musical”, conta Alice.
Nova geração
Desde criança, Alice é presente na empresa. Hoje, ela atua com o pai e os dois irmãos. A terceira geração mantém ativa o olhar para a empresa.
“Desde pequenos estamos envolvidos, aqui dentro e vendo como as coisas funcionam. Desde sempre escutando a nossa vó Zilmar Strätz, que teve um participante importante na empresa. Por isso essa história nos dá bastante orgulho, minha vó é uma mulher super forte”, ressalta. Hoje, Zilmar está à frente da Boutique Straetz.
Outra mudança é a própria estrutura da loja, que passou por reformas ao longo dos anos. Hoje, são cinco pisos, o que totaliza 5 mil metros quadrados de showroom, com grande variedade de móveis a pronta entrega.
O térreo conta com dois pisos, que, junto ao primeiro andar, apresentam produtos de mesa, cadeiras e sofás. No segundo andar, são encontrados os roupeiros, camas, colchões e toda a linha de dormitórios. No terceiro andar, mais sofás, mesas e cadeiras, com a mais variedade.
Conforme Alice, o objetivo é cada vez mais fazer a empresa crescer. O foco nos próximos anos é a presença na internet. “É uma história forte. Quando falamos que tem 80 anos ninguém acredita. Passamos por tantas dificuldades e obstáculos, então nos orgulhamos desta história”, finaliza.