X
X

Buscar

Tradicional procissão da Festa dos Motoristas da Paróquia Santa Catarina percorre ruas de Brusque

Centenas de veículos partiram do pátio da Havan, no Centro II, com destino ao bairro Dom Joaquim

A tradicional procissão da Festa dos Motoristas da Paróquia Santa Catarina, do bairro Dom Joaquim, percorreu as ruas de Brusque na manhã deste domingo, 16. Centenas de caminhões, mas também carros e motos, partiram da concentração no pátio da Havan, no Centro II, por volta das 8h, até a igreja da Paróquia Santa Catarina, onde os veículos são abençoados.

À frente da procissão foi a imagem de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes. Willian Pianizzer foi um dos responsáveis por segurar a figura do santo. O seu pai era caminhoneiro e, por isto, desde criança ele participa do evento.

“Desde 2018, quando a festa fez 70 anos, eu ajudo a segurar a imagem, assim como o meu avô fazia”, conta. “É uma tradição de família participar, do nosso bairro onde eu moro desde criança, meu pai é caminhoneiro, viaja. Então é muito importante para a gente”, completa.

Sergio, Willian e Diogo são os responsáveis por transportar a imagem do padroeiro | Foto: Bruno da Silva/O Município

A tradição dos moradores do Dom Joaquim de participarem da festa e da procissão é uma marca forte. Cassio Beilfuss, que trabalha com caminhão há 14 anos, estava com a família e amigos no evento.

“Participo da procissão desde que tirei minha carteira de motorista e comecei a dirigir caminhão, aos 19 anos. Meu avô e meu pai também sempre participaram. É uma tradição da comunidade, vem de antigamente”.

Evento também é uma confraternização para motoristas e moradores do Dom Joaquim | Foto: Bruno da Silva/O Município

O padre Valdir Prim destaca que o evento é uma importante expressão da fé da comunidade. E, além disso, um momento de confraternização entre os motoristas.

“Toda esta alegria é a expressão da fé e da confiança de todos ao São Cristóvão. A festa completa 75 anos com muito animação e bastante envolvimento dos motoristas e da comunidade. Estamos aqui pedindo proteção para os motoristas, que percorrem as estradas do país diariamente”.

A festa começou na sexta-feira, 14, e termina neste domingo, 17. A programação segue até às 20h. Uma missa é celebrada às 10h. Às 15h, acontece show com Garotos de Ouro.

Concentração aconteceu no pátio da Havan | Foto: Bruno da Silva/O Município
Motoristas e suas famílias participaram da procissão | Foto: Bruno da Silva/O Município
Paróquia Santa Catarina/Divulgação

Assista agora mesmo!

“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo: