Trânsito no Centro de Gaspar é alterado para dar mais fluidez
Mudanças afetam diretamente quem trafega de Brusque em sentido a Blumenau
Mudanças afetam diretamente quem trafega de Brusque em sentido a Blumenau
Desde o último domingo, 9, o trânsito no Centro de Gaspar está diferente. A prefeitura implantou a primeira etapa do Plano de Circulação Viária do município.
O plano é desviar o fluxo de veículos do Centro, onde, principalmente nos horários de pico, o trânsito costuma ser caótico. A criação de um contorno é uma demanda antiga do município.
Quem trafega da avenida Frei Godofredo, continuação da rodovia Ivo Silveira (SC-108), seguirá em pista dupla para a rua Barão do Rio Branco, pegando a rua José Rafael Schmitt e retornando ao trajeto normal na avenida das Comunidades em frente à Farmácia Santo André.
Os motoristas também poderão, quando chegar na rua José Rafael Schmitt, seguir reto para a rua Industrial José Beduschi e pegar o Centro.
A rua José Rafael Schmitt também foi alargada para permitir três faixas de rolamento e uma faixa para ciclistas. O sentido dela é único da rua Barão para a avenida das Comunidades.
Na antiga rotatória do Top haverá um novo trevo canalizador. A avenida das Comunidades em frente ao Top também passa a funcionar em sentido único até o trevo da Parolli. No sentido Centro, a Avenida das Comunidades continua sem alterações.
No sentido contrário, no caso de quem vai para Brusque, a principal mudança é que, a partir da rotatório em frente ao Top, terão três faixas, além de pistas para conversão. Os motoristas que desejarem acessar o bairro Sete farão o retorno próximo ao Skinão Lanches.
Trânsito humanizado
Tendência nas grandes cidades, as ciclofaixas e mais espaços para pedestres também ganharam espaço na nova mobilidade de Gaspar. Em diversas vias haverá pistas exclusivas para ciclistas.
Para quem sai de Brusque, a primeira mudança já pode ser percebida no trevo da Parolli. Ali, a prefeitura está realizando uma revitalização.
O trevo ganhará travessias para pedestres, ilhas e canteiros que compõem todo complexo viário do binário que será criado utilizando também as ruas Barão do Rio Branco e José Rafael Schmitt.
O binário também terá pistas duplas e triplas. Uma novidade é que haverá uma faixa exclusiva para ciclistas.
A prefeitura também informa que haverá 20 placas indicativas e turísticas. Serão implantadas 14 placas suspensas em bandeiras indicando os bairros, cidades, a BR-470 e a BR-101.
As placas também apontarão a direção para os principais atrativos turísticos da cidade, como os Parques Aquáticos, a Rota D´Italia, Fazenda Park Hotel, Aeromodelismo, Igreja Matriz e serviços como hospital, fórum, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e policlínica.
Todo Transporte Coletivo também passará a fazer o Binário pelas Ruas Barão do Rio Branco e José Rafael Schmitt sentido Centro, Terminal Coloninha e bairro Bela Vista. O atual ponto de ônibus, situado defronte ao Top, na Av. das Comunidades, será transferido para a José Rafael Schmitt, junto a esquina da Farmácia Santo André.