Trânsito é modificado em ruas do Centro e do Jardim Maluche
Sentido da rua José Bonifácio e da avenida Getúlio Vargas sofre alterações a partir desta terça-feira, 14
A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) anunciou um pacote de mudanças no trânsito da cidade. A principal delas inicia nesta terça-feira, 14, na avenida Getúlio Vargas, no Centro. A via, que atualmente é mão única, passará a ser mão dupla no trecho entre a avenida Lauro Müller e a rua Azambuja. Desde o mês passado, o tráfego na rua José Bonifácio funciona em sentido único, da rua Riachuelo para a rua Barão do Rio Branco.
O secretário Bruno Knihs afirma que todas as mudanças no trânsito foram avaliadas pela equipe técnica da Setram. No caso da mudança no trânsito da avenida Getúlio Vargas, ele afirma que esta foi uma demanda do prefeito interino Roberto Prudêncio Neto. “Ele me pediu para ver a viabilidade de trocar o sentido”, diz. Por dois meses e meio a secretaria avaliou o volume de veículos e o impacto da mudança na avenida Getúlio Vargas. Com estas informações, Knihs considera que a alteração irá melhorar o fluxo não só na avenida, mas também na rotatória da Apae – cruzamento das avenidas Hugo Schlöser e Bepe Roza, a Beira Rio.
Entre a rua Lauro Müller e a rua Azambuja, a avenida Getúlio Vargas passará ter trânsito nos dois sentidos. Além disso, na mesma região, a rua Gustavo Richard passará a ter o sentido único da Getúlio Vargas para a rua Pedro Werner. Serão retirados os canteiros para permitir a passagem livre dos veículos na avenida e alterada a sinalização existente.
Tudo isso irá, inevitavelmente, aumentar o fluxo de veículos na rotatória da Figueira. De acordo com Knihs, a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) ficará “por um bom tempo” no local para orientar os motoristas. “No nosso entendimento, esta será a solução de muitos problemas. Os problemas mais fortes vão diminuir”, afirma o secretário. Ele pede a colaboração e atenção dos motoristas, porque esta rotatória une cinco ruas. Próximo dali, no cruzamento das ruas Azambuja, Tiradentes e Bulcão Viana, o semáforo passará a ser de quatro tempos, incluindo o tempo para a passagem de pedestres.
A expectativa da Setram é de que estas alterações na região do Centro II e Jardim Maluche também diminuam o tráfego intenso registrado nos horário do pico na rotatória da Apae. “Tem muitos acidentes na rotatória da Apae porque é muita gente ao mesmo tempo”, diz. Knihs diz que o volume de caminhões, incluindo os bitrens, é outro motivo para a mudança, porque com menos carros eles terão mais tempo para atravessar a via.
Mudança no Centro
A alteração no sentido da rua José Bonifácio, por outro lado, acontece pouco tempo depois que a Setram proibiu o estacionamento nos dois lados da via. No entanto, a medida não surtiu o efeito desejado. Portanto, a partir de agora o sentido será único, da rua Riachuelo para a rua Barão do Rio Branco.
O secretário de Trânsito e Mobilidade diz que haviam reclamações dos motoristas porque a via cruza com a rua Barão do Rio Branco, que é mão única, e permitia converter e transitar para os dois lados. Acontece que as conversões à esquerda causavam muitos transtornos. “Isso provocava batidas traseiras”, diz Knihs. O segundo motivo motivo é a quantidade de moradores, que aumentou bastante com a construções de novos prédios residenciais naquela região.
Conforme o secretário, todas as mudanças passaram por estudos e a expectativa é de quem deem certo, no entanto, se houver problemas Knihs diz que poderão ser realizadas novas mudanças. “Quem trabalha com o trânsito nem sempre acerta 100%, mas acho que tem que ter a humildade de saber quando mudar”, afirma.