X
X

Buscar

Transporte público e horário de funcionamento são desafios para o comércio de Guabiruba

CDL comemorou cinco anos de atuação e fez balanço das atividades

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guabiruba comemora cinco anos em 2019. Desde 2014, a CDL Guabiruba vem agregando mais associados – são cerca de 120 neste momento. Em coletiva de imprensa realizada na sede da entidade, nesta quinta-feira, 28, a ex-presidente e atual vice, Patrícia Rothermel Ebel, destaca o avanço realizado na meia década de trabalho junto ao comércio do município.

“Hoje, o comércio da cidade tem uma referência, onde buscar informações e se atualizar. Tínhamos isso anteriormente associados à Brusque, mas agora a CDL aqui é vista, é lembrada, como um suporte para o comércio, e esse nosso papel. É o ponto positivo que vejo em termos começado esse movimento em Guabiruba”, afirma.

A CDL de Guabiruba promoveu durante o ano workshops e edições do Sábado Mais, evento para toda a cidade em datas comemorativas, onde o comércio fica aberto com horário especial e algumas atividades recreativas são oferecidas. Os gestores também participam de eventos e reuniões para trazer novas estratégias para o município.

Apesar do desenvolvimento observado pela CDL, Patrícia ressalta que ainda há pontos para serem melhorados. “Com cinco anos, podemos dizer que ainda não conseguimos andar sozinhos, mas sabemos muitas coisas. A CDL Guabiruba presta serviços, faz o máximo para estar sempre disponível e atualizada, e sempre contribuir e fortalecer o associativismo”, salienta .

Além do serviço de consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a CDL Guabiruba fornece o serviço de emissão de boletos, protestos e de certificado digital (em parceria com a CDL Brusque). 

“O associado vem para cá, e a CDL está pronta para tirar dúvidas. Estamos sempre fazendo palestras para nossos lojistas, e assim por diante. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC estão sempre atualizando e estão sempre surgindo novos serviços, como sistema de cobranças”, conta o presidente Giovani Ricardo Piaz.

Presidente destaca mudanças necessárias para melhora no comércio local

Para Piaz, alguns desafios ainda têm que ser superados para que o comércio de Guabiruba continue crescendo. O presidente ressalta que medidas precisam ser tomadas, como a mudança de horário de funcionamento das lojas e o transporte público da cidade, para que consigam disputar com as cidades vizinhas e com a internet.

“Este desafio do horário (que o comércio da cidade fica aberto) é constante porque temos muitos comerciantes. que, além de ter o comércio, trabalham neles. A gente sempre tenta sugerir que o nosso lojista posso trabalhar visando o bem-estar, mas sugere horários especiais em datas comemorativas (Carnaval, Natal). Além disso, temos o desafio com relação ao transporte coletivo. Precisamos disso urgente. Entendo que precisa melhorar a questão viária, mas é algo que a gente precisa urgentemente que o cidadão guabirubense possa circular aqui no Centro”, destaca.

O presidente também conta que, durante 2019, o comércio enfrentou momentos de incerteza e que tem a perspectiva de melhora da economia para 2020. “Estivemos em Brasília, conversando com o governo federal sobre a montanha-russa da economia esse ano. O ministro da economia Paulo Guedes deu uma tranquilizada em todos os presidentes das CDLs que estiveram lá”, conta.