X
X

Buscar

Trecho do Parque das Esculturas irá receber revitalização para novo espaço de lazer em Brusque

Parte de área irá receber drenagem e aterramento até o fim do mês

Um trecho do Parque das Esculturas, que possui 40 obras esculpidas em mármore, de artistas de várias partes do mundo, será revitalizado para se tornar mais um espaço de lazer no local, informa o diretor-geral de Turismo de Brusque, Ivan Jasper.

Ele destaca que o parque é muito utilizado para caminhadas, piqueniques. “Por ser uma galeria de arte a céu aberto, as pessoas não se atentam às qualidades das esculturas, e nesse sentido trabalhar o parque para que seja mais visitado é um desafio”, comenta.

Jasper conta que para no futuro receber mais visitantes, há um espaço no parque que fica pantanoso em dias chuvosos. Este local, em parceria com a Secretaria de Obras de Brusque, irá receber drenagem e aterramento até o final deste mês de abril.

“Tem locais com 20 centímetros a menos, então após as obras, o espaço será nivelado e colocado grama. O objetivo é deixar esse local para piquenique e para curtir mais”, informa o diretor-geral de Turismo.

Ele informa que já foi realizado o mapeamento do local pela Secretaria de Infraestrutura Estratégica (SIE), e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) já emitiu a autorização para a obra no parque.

“Mais do que a obra, queremos que quem venha para Brusque saiba que o parque está disponível. Um dos maiores artistas, Juarez Machado, de Joinville, possui uma obra aqui, assim como Oscar Niemeyer entre tantos artistas”, ressalta ele, sobre o local, considerado o maior do gênero a céu aberto da América do Sul.

De acordo com o diretor-geral de Turismo, o local também irá receber a manutenção nas pontes pênsil. O serviço executado pela Secretaria de Obras consiste em trocar as tábuas que serão substituídas por novas.

Local em vermelho e verde indica onde será realizada a revitalização. Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

Visita técnica

Entre os dias 20 e 22 de maio, Jasper, a superintendente da Fundação Cultural de Brusque, Zane Marcos e a arquiteta da SIE, Katiuscia Liesenberg, irão realizar uma visita técnica no parque de Inhotim, em Brumadinho (MG), para trazer ideias para o turismo da cidade.

“O local é mantido por parceria público-privada, e vamos entender como funciona o processo. Nós iremos conhecer as instalações deles e como têm agido em relação ao turismo”, informa.

Aberto para visitação

O Parque das Esculturas está aberto para visitação, todos os dias, entre 9h e 21h. O local adota todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus. O acervo inclui obras de Giò Pomodoro, Amílcar de Castro e Tomie Ohtake.

É obrigatório fazer o distanciamento social e o uso de máscara. Há álcool gel disponível na entrada do parque.

Confira esculturas presentes no parque


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube