Treinamento em primeiros socorros para profissionais da rede municipal de educação é aprovado
Segundo a lei, devem ser mantidos em cada instituição sempre dois servidores treinados por período da atividade escolar
Segundo a lei, devem ser mantidos em cada instituição sempre dois servidores treinados por período da atividade escolar
Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira, 26, o projeto de lei de origem executiva, que autoriza a implantação, nas escolas públicas municipais de educação infantil e ensino fundamental, do curso de treinamento em primeiros socorros para profissionais da rede municipal de ensino.
O projeto surgiu de um anteprojeto de lei apresentado pelo vereador Paulo Sestrem (PRP). De acordo com o texto aprovado, a direção de cada unidade escolar do município deve designar os servidores que farão o treinamento. Devem ser mantidos em cada instituição sempre dois servidores treinados por período da atividade escolar.
O treinamento será ministrado por profissionais da Secretaria de Saúde de Brusque, com convênio firmado com o Corpo de Bombeiros.
Além do treinamento, de acordo com a lei, toda a escola deverá manter estoque de material e medicamentos, necessários à utilização em primeiros socorros.
Sestrem destacou a importância da lei para a segurança das crianças. “O projeto é de todos. É fundamental que na escola os professores tenham esse treinamento básico para dar o primeiro atendimento enquanto os bombeiros não chegam”, diz.
Ele citou ainda duas situações que aconteceram na rede municipal neste ano que poderiam ter sido evitadas, se já existisse a lei. “Tivemos o caso do menino que apertou o dedo e demorou demais pra ser atendido, chegou até a desmaiar de dor e o caso do menino que caiu do trocador na creche do bairro Limeira”, lembrou.
A família deste último, inclusive, esteve presente na sessão e acompanhou a aprovação do projeto ao lado do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Jacson de Souza.