X
X

Buscar

Tremor de terra em Tijucas

No começo, não acreditei. Pensei que era uma falsa notícia, agora chamada fake news, tão freqüente no mundo fantástico e sem limites das redes sociais de comunicação virtual, onde tudo acontece e todos os mortais querem mostrar suas caras. Mas, logo vi que o leve tremor de terra realmente aconteceu, quase 4 graus na escala […]

No começo, não acreditei. Pensei que era uma falsa notícia, agora chamada fake news, tão freqüente no mundo fantástico e sem limites das redes sociais de comunicação virtual, onde tudo acontece e todos os mortais querem mostrar suas caras. Mas, logo vi que o leve tremor de terra realmente aconteceu, quase 4 graus na escala Richter, fato confirmado pela ciência sismológica e pela imprensa em geral.

Na verdade, a tremedura da terra ficou longe de um terremoto. Foi tão fraca que só os mais sensíveis aos abalos sísmicos, essa gente de olhar biônico, com sensores eletrônicos nos ouvidos e pés, dizem ter visto a vibração das paredes, vidraças e lustres e sentido a terra tremer sob os pés. Mesmo assim, o abalo sísmico foi suficiente para assustar catarinenses, desde a capital até o Vale do Itajaí. Inclusive de muitos moradores desta nossa tranqüila Brusque que, também, se apresentam como testemunhas do assombroso abalo sísmico que fez tremer guarda-roupas, panelas e pratos, tremor tão forte que parecia uma jamanta casa adentro.

Passado o tremor, todos sãos e salvos de um terremoto que não existiu e jamais acontecerá, afinal, nossa placa tectônica adora os brasileiros e todos devem lembrar disso nos momentos fugazes das raras tremedeiras que sentimos sob nossos pés, imagino que essa gente destemida, que só se assusta diante de grande perigo da força bruta da Mãe Natureza, retomou a coragem para contar anedotas sobre o susto sofrido, agora convertido em piadas e gozação.

Em Tijucas, terra das gaiolas e de gente valente, não fosse o barulho quase ensurdecedor do arsenal de facas, punhais, adagas e outras tantas armas ditas brancas, há muito tempo guardadas no fundo das gavetas, baús, armários e guarda-roupas, porque a nova geração parece não ter compromisso com a velha e boa tradição, o tremor teria passado completamente despercebido. Mas, o tilintar estridente do aço temperado nas velhas ferrarias tijucanas soou forte, da Joaia ao bairro da Praça, no interior das casas tijucanas para avisar que a terra tremia.

Ao final do tinido agudo que soava abafado, outro barulho foi também sentido e profundamente lamentado, Naquele momento, pela ação do tremor, centenas, alguns exagerados falam em mais de milhar, de gaiolas despencaram das paredes das casas. Por sorte, quando os donos foram socorrer seus ícones emplumados, curiós e canários, vivos e ilesos, entoavam seus maviosos cantos, como se nada de extraordinário tivesse acontecido nas terras planas da velha Tijucas.