A mais forte nevasca dos últimos 20 anos atingiu Tóquio e outras áreas do Japão neste sábado, 8 de fevereiro, causando três mortes e cerca de 500 feridos, segundo os relatórios meteorológicos e as informações divulgadas pelos meios de comunicação social.
Mais de 740 voos foram cancelados depois de a agência de meteorologia ter emitido um aviso de forte tempestade para a capital e mais de 40 mil famílias ficaram sem eletricidade. Pela primeira vez desde 1994, a neve ultrapassou os 20 centímetros em Tóquio.
Duas mulheres, de 88 e 90 anos, morreram quando se dirigiam para uma casa de repouso em Ishikawa, região central do Japão, em um acidente de carro, que, segundo a polícia, foi provocado devido ao gelo acumulado na estrada.
Um homem também morreu em Nagano, quando um trem bateu contra o carro dele na passagem dos trilhos da ferrovia, depois de ter deslizado por causa da neve. Esse foi um 3.200 acidentes registrados em todo o país pelas mesmas razões.
De acordo com a emissora pública NHK, pelo menos 494 pessoas já ficaram feridas em acidentes causados pela neve em todo o país.
A agência meteorológica estima que a queda de neve se prolongue até a manhã de domingo, 9 de fevereiro, em Tóquio e já emitiu um alerta de forte nevasca para a capital – o primeiro aviso para a cidade em 13 anos – apelando aos moradores para não sair de casa, a não ser em caso de necessidade.
Operadores ferroviários suspenderam temporariamente os serviços de Shinkansen, no Oeste do Japão, afetando mais de 100 mil passageiros, segundo noticiou a imprensa, e 43.800 habitações ficaram sem eletricidade em muitas áreas do Japão Central e Oriental.
Agência Brasil