Tribunal de Contas identifica mais de R$ 1,6 milhão em pagamentos de órgão públicos a falecidos
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) apurou que os municípios catarinenses pagaram, indevidamente, R$ 1.631.833,00 a 57 servidores, empregados, aposentados e pensionistas que já haviam falecido.
A constatação é resultado da atuação conjunta das diretorias de Informações Estratégicas (DIE), de Atos de Pessoal (DAP) e de Empresas e Entidades Congêneres (DEC) e foi confirmada pelos responsáveis pelos controles internos das prefeituras e câmaras de vereadores.
As informações integram o relatório de monitoramento parcial de trabalho desenvolvido pelas diretorias para verificação de indícios da existência de vínculos empregatícios com recebimento de folha de pagamento em período posterior a data de declaração de seu óbito.
De acordo com o levantamento parcial, dos 57 casos já confirmados, em 26 os controladores internos informaram que as unidades realizaram ou estão buscando o ressarcimento dos valores, num total de R$ 766.299,98, antes da comunicação da Corte. Nos outros 31, os procedimentos para a recuperação de R$ 865.533,02 foram iniciados após a ação da Corte de Contas.