Trovoada volta a provocar transtornos no Vale do Itajaí
Tempestade de verão destelhou casas, derrubou galhos de árvores e deixou milhares sem energia
A sexta-feira repetiu o roteiro de um típico dia de verão no Vale do Itajaí. Após uma tarde de intenso calor, um temporal caiu sobre a região,provocando transtornos e alguns estragos.
Em Ilhota, até 17h o Corpo de Bombeiros já havia sido chamado para mais de 10 ocorrências de quedas de árvores e destelhamentos. No Centro da cidade, casas e lojas tiveram prejuízos.
Destroços de construções e árvores foram parar no meio da rodovia Jorge Lacerda, que corta a cidade. Pelo menos um veículo foi atingido. Praticamente toda a vizinha Luís Alves ficou sem energia por cerca de uma hora.
A Defesa Civil de Santa Catarina havia emitido um alerta sobre o alto risco de temporais localizados em todas as regiões do estado nesta sexta-feira, 21. A previsão falava em pancadas de chuva com forte atividade elétrica e temporais localizados com rajadas de vento (60 a 100 km/h) e granizo.
Previsão para o fim de semana
Neste sábado, 22, a previsão é semelhante. O calor potencializa as áreas de instabilidade, aumenta o risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa e de curta duração. Não se descarta queda de granizo de forma isolada. A temperatura mínima varia entre 22 e 24 °C e máxima entre 33 e 35 °C.
No domingo há mudanças previstas. O posicionamento de um sistema de alta pressão pelo mar contribui para o transporte de umidade em direção ao continente e favorece a chance de chuvisco fraco e isolado nos extremos do dia. A temperatura mínima oscila entre 20 e 22 °C e a máxima fica mais amena, entre 25 e 27 °C.